Tecnologia na Contabilidade é tema de evento promovido pelo CRCSP, Anefac e IMA

Publicado em 11/9/2018

Em 11 de setembro de 2018, o CRCSP, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e o Institute of Management Accountants (IMA – Instituto de Contabilidade Gerencial, no original em inglês) promoveram um evento para tratar sobre o futuro da profissão contábil.

O fórum “O Contador na Era da Tecnologia: Estratégias para seu Desenvolvimento Continuado” foi realizado no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho, e tratou das aplicações da tecnologia na Contabilidade e a importância da Educação Profissional Continuada (EPC) para o desenvolvimento da profissão contábil.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, realizou a abertura da atividade e destacou a importância da tecnologia no dia a dia das empresas e da Educação Profissional Continuada como forma de preparar os profissionais da contabilidade para esta nova realidade.

“O Brasil é o nono país no mundo em tecnologia. O setor movimentou 38 bilhões de dólares no Brasil, em 2017. E a cada dia surgem novas tecnologias, que tornam nosso cotidiano mais eficiente, objetivo e dinâmico”, revelou a presidente Marcia.

O presidente da Anefac, Edmir Lopes de Carvalho, também deu as boas-vindas ao público e falou sobre os objetivos do evento. “Os temas que serão apresentados hoje são de extrema relevância e afetam toda a sociedade”, declarou Edmir.

A seguir, foram realizados dois painéis sobre as aplicações da tecnologia na profissão contábil: “Educação Profissional Continuada à Luz da Norma Brasileira de Contabilidade”, ministrado pela presidente Marcia, pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lucélia Lecheta, e pela coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Angela Zechinelli Alonso. E “O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade”, apresentado pela diretora do IMA, Lisa Beaudoin, com o presidente da Anefac, Edmir Lopes de Carvalho, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e os vice-presidentes da Anefac de Administração e Finanças, Marcus Beszile, e de Relações Institucionais, Maria Helena Pettersson, como debatedores.

O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, e o diretor executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi, também prestigiaram o evento.

Aperfeiçoamento contínuo

Ao iniciar o painel “Educação Profissional Continuada à Luz da Norma Brasileira de Contabilidade”, Lucélia Lecheta fez um breve relato sobre a evolução da norma NBC PG 12 (R3) e destacou a necessidade do aprimoramento contínuo na profissão contábil.

“O Programa de Educação Profissional Continuada é um projeto iniciado pelo CFC em 2002, inicialmente com os auditores independentes, mas que foi gradativamente ampliado para os profissionais de outros segmentos da Contabilidade”, pontuou a vice-presidente do CFC.

Angela Alonso fez uma analogia com o funcionamento dos algoritmos nos softwares para ressaltar o pensamento necessário para uma gestão eficiente. “Eu tenho que saber o que eu quero alcançar e encontrar os caminhos para atingir este objetivo. E este caminho passa necessariamente pelo aprendizado contínuo incentivado pelo programa de EPC”, declarou a conselheira.

Marcia destacou que cerca de 95% das empresas no Brasil possuem uma situação patrimonial confusa, porque não valorizam a Contabilidade como ferramenta de gestão. “Nós ainda passamos por um processo de evolução no país, para que nossa profissão passe a ser devidamente valorizada”, ressaltou a presidente.

A tecnologia como aliada na gestão

No painel “O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade”, a diretora do IMA, Lisa Beaudoin, compartilhou informações sobre os efeitos das novas descobertas na área de tecnologia no dia a dia dos profissionais. Ela ressaltou que a inteligência artificial já permite a automação de diversas rotinas nas empresas, permitindo aos profissionais se concentrarem em funções mais gerenciais.

“A automação de processos não é algo que irá ocorrer no futuro, ela está acontecendo agora. E a história nos ensina que devemos evoluir e nos adaptar, ou seremos deixados para trás”, advertiu a diretora da associação americana.

Edmir Lopes de Carvalho ressaltou que há uma mudança irreversível no perfil do profissional da contabilidade, que hoje tem na tecnologia uma importante aliada. “A inteligência artificial não irá substituir o contador, mas sim as rotinas contábeis. A capacidade de análise e interpretação, necessárias para tomar decisões gerenciais, é o nosso diferencial”, revelou o presidente da Anefac.

Para os vice-presidentes da Anefac Maria Helena Pettersson e Marcus Beszile, é fundamental que os profissionais estejam preparados para esta mudança de paradigma, o que só é possível através do aprendizado e atualização contínuos. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, realizou a mediação do painel.