Sucesso: 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis encantam pela participação do público

Publicado em 15/9/2018

“Alô, jovem nação da Contabilidade”!

Com este grito de boas-vindas a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar abriu o 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis no sábado, 15 de setembro de 2018.

Os eventos realizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo/SP, reuniram 2 mil estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e profissionais da contabilidade.

A presidente Marcia e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que representou o presidente da entidade, Zulmir Ivânio Breda, deram as boas-vindas para os participantes e para os componentes da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do CFC e da Comissão de Desenvolvimento de Novas Lideranças e Integração Estudantil do CRCSP.

Joaquim lembrou que ele e a presidente Marcia fizeram parte da primeira Comissão Nacional de Jovens, “agora muitos desses componentes são presidentes de CRCs”. Marcia agradeceu a presença de todos e disse que os estudantes são os futuros profissionais que vivenciarão a “Inteligência Artificial e a Tecnologia na Contabilidade”, tema dos eventos. “É para vocês que organizamos este grande evento, pois são vocês a razão de ser do CRCSP”.

Os coordenadores das Comissões Nacional e do CRCSP de Jovens Lideranças Contábeis, respectivamente, Webert Fernandes e Flávia Augusto, também saudaram os participantes dos eventos.

Mudança abre caminho

A primeira palestra, “Inovação Disruptiva”, foi conduzida pelo palestrante Artur Igreja. Ele falou sobre o assunto do momento: inovação disruptiva, que provoca uma alteração profunda nos padrões de consumo do público. “Para não sofrer, aprenda a gostar do que está acontecendo, conecte-se com o seu cliente porque a mudança abre novos mercados”, aconselhou Igreja.

Arthur Igreja, que fez palestra até no Rock in Rio Lisboa, disse que o profissional da contabilidade deve aproveitar as inovações tecnológicas, mas sempre ouvindo o seu cliente, focando nas suas necessidades.

Ao final de sua apresentação, Igreja recebeu um troféu por sua participação, entregue por Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

A tecnologia a serviço da gestão

O painel “Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo” foi apresentado pelo auditor e consultor Walter Aquino, pelo coordenador-geral do Orçamento na Secretaria Municipal da Fazenda da Cidade de São Paulo, mestre em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais Ahmed Sameer El Khatib, pelo empresário da contabilidade Rogério Rodrigues e o vice-presidente Joaquim de Alencar Bezerra Filho. A empresária da contabilidade, diretora criativa e responsável por canal de comunicação do segmento contábil Bruna Rauen foi a debatedora do painel.

Cada participante contou como a tecnologia impactou positivamente nos seus negócios, permitindo que se dedicassem mais na gestão de cada nicho onde atuam. “Sempre lembrando que ética e respeito ao cliente devem estar sempre presentes”, lembrou Joaquim Bezerra.

Quando o painel foi encerrado, os palestrantes receberam troféus pela participação. O coordenador Weberth entregou para Aquino e os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina) para El Khatib; José Donizete Valentina (Administração e Finanças) para Rodrigues; Cibele Pereira Costa (Registro) para Joaquim, e João Carlos Castilho Garcia para Bruna.

Sonhe e realize

A palestra de encerramento foi feita pelo empreendedor e palestrante motivacional, Arthur Shinyashiki. Ele abordou o tema “Os Segredos da Alta Performance”. Com a participação entusiasmada do público, o jovem palestrante foi orientando como se controla a energia, se blinda a negatividade, se foca nos momentos decisivos na vida de cada um para que se abra a janela do sucesso.

“Se você pode sonhar, você pode realizar”, Shinyashiki repetiu o que Walt Disney tinha como mantra para sua carreira. “Não esqueça, você é o responsável pelo o que acontece com você. Você faz suas escolhas e conquista o que sonhou”, disse o palestrante. Ao final, ele recebeu um troféu, entregue pela presidente Marcia.

Presenças

“O maior evento de estudantes da América do Sul”, como lembrou o coordenador Webert Fernandes, com a presença de 2 mil participantes, recebeu caravanas de todas as regiões do Estado de São Paulo. Recebeu ainda os coordenadores estaduais da Comissão CRC Jovens Lideranças Contábeis do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Também estavam presentes o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e presidente do CRCSP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, e o presidente do CRCSP, gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, conselheiros e delegados do CRCSP. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Márcio Massao Shimomoto, foi representado pela diretora Ana Maria Galloro Laporta.