CRCSP promove Universo Contábil com Elas em Santo André

Publicado em 20/9/2018

O CRCSP realizou o segundo evento Universo Contábil com Elas na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Regional Grande ABC, em Santo André, no dia 20 de setembro de 2018. Além de promover o desenvolvimento profissional, a atividade tem como objetivo destacar a participação feminina na contabilidade: o evento é aberto a todos, mas as palestras são ministradas apenas por mulheres.

A vice-presidente de Registro do Conselho, Cibele Pereira Costa, falou sobre a evolução das mulheres na profissão contábil durante a apresentação “Mulheres na Contabilidade: uma Trajetória de Sucesso”. Por meio de dados, Cibele destacou o aumento da participação feminina nos cursos de Ciências Contábeis, no percentual de profissionais ativos e em cargos de liderança nas entidades contábeis. No entanto, os números ainda são inferiores ao potencial. “Já conquistamos nosso espaço. Agora, precisamos efetivamente ocupá-lo”, afirmou a vice-presidente.

A consultora de Recursos Humanos Gerônima Soares abordou o tema “Liderança Voltada para Resultados”. Ela apresentou um panorama sobre o atual mercado de trabalho e perfil dos profissionais, ressaltando que vivemos a era da transformação. Segundo Gerônima, a mudança comportamental é fundamental. Ela deu dicas para o dia a dia do profissional como o estabelecimento de metas, a gestão pessoal antes da gestão de pessoas, avaliação de desempenho com foco em melhorias, valorização do trabalho de equipe, entre outros pontos.

A palestra técnica foi dividida em duas partes. A vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, discorreu sobre os desafios que o profissional deve enfrentar relacionados à NBC TG 1.000 (R1). Para Telma, a Educação Profissional Continuada e a tecnologia são indispensáveis.

A consultora em gestão empresarial Gláucia Nazareth Ferreira prosseguiu com a segunda parte do painel “O Papel da Contabilidade na Gestão das PMEs”, abordando os aspectos do planejamento tributário.

O evento foi acompanhado pelas integrantes da Comissão CRCSP Mulher Inez Justina dos Santos (coordenadora), Priscila Cristina Provazi (vice-coordenadora), Rosangela Maria da Costa Menezes e Selma do Carmo Ribeiro. O diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, também estava presente.

O delegado regional do CRCSP em Santo André, José Carlos Testa, o diretor da regional do Sescon-SP no Grande ABC, Edmilson de Ataíde, e o gerente Educacional do Sescon-SP, Rodrigo Oliveira Santos, falaram em nome das entidades que representam, agradecendo a presença de todos os participantes.