Presidente do CRCSP é mediadora em painel sobre Inteligência Artificial, na 7ª Semana Paulista de Contabilidade

Publicado em 20/9/2018

Em 20 de setembro de 2018, ocorreu o segundo dia da 7ª Semana Paulista de Contabilidade, evento realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) que este ano traz o lema “Contabilidade Digital: Inovação, Estratégias e Desafios”.

Para o segundo dia de atividades, o Sindicato realizou em sua sede o painel “Inteligência Artificial Aplicada à Contabilidade e Controladoria”, tema apresentado pelo especialista em tecnologia Ronaldo Moreira e mediado pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.

O presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, realizou a abertura do painel e explicou o objetivo da Semana Paulista de Contabilidade, cuja proposta é de “trazer atividades técnicas e socioculturais sobre temas atuais e relevantes para a profissão contábil”, revelou Cecchinato.

“Nós estamos nos preparativos para o centenário do Sindcont-SP, em 2019, e só temos a agradecer a vocês, que são o presente, a história e o futuro da profissão contábil”, declarou o presidente do Sindicato.

A presidente Marcia apresentou o palestrante ao público e saudou os presentes pelo Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro. “É com muita alegria que participo hoje da Semana Paulista de Contabilidade, ainda mais em um tema tão relevante para os profissionais contábeis”, afirmou Marcia.

“Os profissionais da contabilidade possuem uma capacidade de adaptação muito grande. Nós não seremos substituídos pela tecnologia, mas antes, temos na automatização dos processos uma importante aliada. Devemos, no entanto, estar preparados para esta nova realidade, que são as diversas aplicações da inteligência artificial”, esclareceu a presidente do CRCSP.

Ao iniciar sua apresentação, Ronaldo fez um breve relato sobre a história da Inteligência Artificial, sua evolução e as aplicações dela na Contabilidade e no ambiente de negócios de forma geral. Ele lembrou que a utilização de ferramentas para ampliar capacidades humanas faz parte da história da humanidade e permitiu a nossa espécie chegar ao estágio atual de desenvolvimento.

Ronaldo também deu exemplos das aplicações da inteligência artificial no ambiente corporativo e indicou caminhos para estarmos à frente deste processo de modernização. “Nós estamos cada vez mais conectados e a tendência é que esta integração dos profissionais com a tecnologia continue de forma harmoniosa”, apontou o especialista.

Ao final da palestra, a presidente do CRCSP e o palestrante receberam diplomas de mérito, entregues pelo presidente do Sindcont-SP e pelo vice-presidente, Geraldo Carlos Lima.

Também participaram do segundo dia da 7ª Semana Paulista de Contabilidade o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, o diretor da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) Jair Gomes de Araújo, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, a conselheira do CRCSP Selma do Carmo Ribeiro, os diretores do Sindcont-SP Teresinha Maria de Brito Koide, Milton Medeiros de Souza, Claudinei Tonon e Celina Coutinho e os conselheiros fiscais Edmundo José dos Santos e Francisco Montoia Rocha.