Em exposição, a vida simples, expressada em belas cores

Publicado em 4/10/2018

Resgatar a beleza da natureza e valorizar as coisas simples da vida: esses são os objetivos da artista plástica Cecília Rossi ao pintar seus quadros em madeira reciclada. “Arte em Defesa da Terra”, exposição de sua autoria, inaugurada no dia 4 de outubro de 2018, no Espaço Cultural CRCSP, traz recortes de flores, frutas, legumes – tudo produzido na terra.

Cecília pinta há 45 anos e, ultimamente usa madeiras de demolição de casas, vindas do sul e tratadas por seu marido. Ela mora na zona rural de Sorocaba-SP e, apaixonada por cores, coloca nos seus quadros sua paixão pelas coisas bucólicas da vida.

Para o crítico de arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, as obras de Cecília “são únicas no gênero. Usando um processo criativo e harmônico, suas cores aparecem elegantes e estilizadas dentro de um cromatismo, ao mesmo tempo forte e significativo. A artista consegue transmitir ao espectador um senso poético, onde a natureza presente permanece sendo a principal protagonista.”

O CRCSP, por meio da Comissão Cultural, realiza mensalmente exposições de Artes Plásticas em parceria com o IPH. Nas inaugurações, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. As arrecadações são encaminhadas para entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).

Na abertura da exposição, estava presente a vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, que apresentou a artista. Também presentes o conselheiro e coordenador da Comissão Cultural, João Edison Deméo, os presidentes da entidade nas gestões 1998-1999, Irineu De Mula; na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello; na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, e a conselheira Selma do Carmo Ribeiro.

“Arte em Defesa da Terra” fica aberta para visitação até 25 de outubro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do CRCSP – Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis. Entrada gratuita.