Palestra do CRCSP é transmitida ao vivo para 33 cidades

Publicado em 5/10/2018

“EFD-Reinf e DCTF-WEB: Principais Aspectos" foram os temas da palestra promovida pelo CRCSP no dia 5 de outubro de 2018. O conselheiro Márcio Lério da Silva fez a apresentação da palestrante, a especialista fiscal e tributária Gisleise Nogueira de Aguiar.

Presentes ao evento, estavam a conselheira Angela Zechinelli Alonso e o conselheiro Bethel Corcoruto Lombardi, que convidaram a todos para participar de diversas atividades organizadas pelo CRCSP para o mês de outubro.

A conselheira e coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Inez Justina dos Santos, lembrou que o CRCSP, em parceria com o Sescon-SP, está promovendo a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção de câncer de mama e também está arrecadando lenços, que serão doados ao Instituto Oncoguia.

A palestrante Gisleise disse que, como o assunto era muito extenso, procuraria tirar as principais dúvidas. A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Já a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTF-Web) substitui a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFip) no âmbito da Receita Federal do Brasil.

Os temas da palestra, que foi ministrada de forma bastante interativa, recebeu indagações de todos os polos de transmissão, com perguntas recebidas por meio de WhatsApp, cujo número foi disponibilizado pelo CRCSP.

Transmitida ao vivo a partir da sede do CRCSP, a palestra foi acompanhada por participantes que estavam nestes polos, espalhados pelo Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Barra Bonita, Barretos, Bauru, Birigui, Boituva, Caçapava, Campinas, Cubatão, Franca, Guarulhos, Itatiba, Jaboticabal, Lençóis Paulista, Mococa, Paulínia, Paraguaçu Paulista, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Pedro.

Em São Paulo, os participantes ocuparam o Teatro Professor Hilário Franco e o auditório da sede do CRCSP. Os participantes terão um certificado, mediante assinatura na lista de presença com a pontuação que está em fase de credenciamento.