Presidente do CRCSP participa do Fórum da Mulher Contabilista e é moderadora em palestra do XIV Prolatino+58ª Concerj

Publicado em 9/10/2018

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, participou nos dias 9 e 10 de outubro de eventos que aconteceram durante a realização do XIV Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino) e da 58ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Concerj), realizados no Rio de Janeiro.

No dia 9 de outubro, o 9º Fórum da Mulher Contabilista do Rio de Janeiro foi aberto pela coordenadora da Comissão Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Ilan Rodrigues de Farias Renz.

Durante o Fórum aconteceu um talk show com as presidentes do Sistema CFC/CRCs, com o tema “Desafios de Presidir”. As presidentes do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e dos Conselhos de Contabilidade de Minas Gerais, Rosa Maria Abreu Barros; do Mato Grosso do Sul, Iara Sônia Marchioretto; do Pará, Ticiane Lima dos Santos; de Roraima, Palmira Leão de Souza; do Rio Grande do Sul, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e a vice-presidente da Paraíba, Tatiana Falcão de Souza Fernandes, falaram sobre igualdade no trabalho e a liderança de entidades públicas e privadas.

A contadora e especialista em TI, Cristiane Andrade finalizou o 9º Fórum da Mulher Contabilista com a palestra “Gestão de Processos e o Futuro da Contabilidade”.

No dia 10 de outubro, a presidente Marcia foi a mediadora do painel sobre “Impactos da Tecnologia no Mercado de Trabalho do Profissional da Contabilidade nos Países da Língua Latina: Desafios e Oportunidades”. Marcia é a representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na Comissão de Tecnologia da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

Os painelistas foram o diretor do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiero (Glenif) na Colômbia, Luis Henry Moya Moreno, e da bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal, Paula Franco.

“É uma honra participarmos destes dois grandes eventos – o internacional Prolatino e a Convenção do CRCRJ”, disse Marcia. “E é muito gratificante poder discutir temas que enobrecem as mulheres que presidem CRCs e falar de temas gratos aos profissionais da contabilidade, como os impactos da tecnologia no nosso mercado de trabalho.”