Vice-presidente de Fiscalização participa de Fórum sobre atuação sindical na Fiesp

Publicado em 17/10/2018

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizou em 17 de outubro de 2018 o Fórum de Atualização Sindical, com o tema “Sindicalismo no Mundo”. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, integrou a mesa solene do evento, realizado na sede da Fiesp.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, presidiu a mesa diretora do Fórum, também composta pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, pelo 2º vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, pelo diretor do Departamento Sindical e de Serviços da Fiesp, Paulo Schoueri, pelo presidente do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp, Roberto Della Manna, pelo presidente emérito da Fiesp Carlos Eduardo Moreira Ferreira, pelo diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogério de Castro, pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, Sônia Aparecida Costa Mascaro, pela diretora jurídica da Fiesp, Luciana Freire, e por representantes de sindicatos e associações dos setores contábil, empresarial, industrial e financeiro do Estado.

Paulo Schoueri fez a abertura do evento e destacou os objetivos do Fórum. “Nosso principal intuito hoje é o de promover o debate sobre questões relacionadas à atuação dos sindicatos, associações e entidades de classe na atualidade, sobre como modernizar as relações de trabalho e sobre a importância de uma representação transparente e sustentável”, declarou o diretor Sindical e de Serviços da Fiesp.

O presidente da Firjan apontou a necessidade do entendimento e do diálogo como formas de se adaptar a uma nova realidade nas relações trabalhistas. “Vivemos hoje um rompimento, advindo em parte dos avanços na tecnologia, da alteração nos padrões de consumo e nas relações sociais. Estas questões impactam no nível de emprego e, consequentemente, na Economia e na sociedade como um todo”, afirmou Eduardo Eugenio.

Paulo Skaf encerrou as apresentações da abertura e indicou em seu discurso os desafios existentes para as instituições representativas e como enfrenta-los. “Vivemos hoje um período de grandes transformações. Empresários e entidades precisam se reinventar todo dia e buscar soluções para os novos desafios. E é fundamental debatermos como deve ser a nossa atuação enquanto entidades representativas, para sermos exemplos de atuação ética e responsável para todo o país”, declarou o presidente da Fiesp.

Após a abertura, foi dado início à programação dos painéis, sobre os temas: “Valorização da Ação Individual através da Ação do Coletivo”, “Sindicatos Patronais e a história do sindicalismo”, “Sindicalismo e a Organização Internacional do Trabalho”, “Financiamento Sindical nos Países” e “Modelos de Gestão de Relações Sindicais e o Futuro do Sindicalismo no Mundo”.