CRCSP e Apejesp realizam II Fórum Paulista de Perícia Contábil

Publicado em 19/10/2018

Em 19 de outubro de 2018, ocorreu na sede do CRCSP a segunda edição do Fórum de Perícia Contábil, evento que traz aos profissionais da área os principais temas da área pericial. O evento foi organizado em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), com apoio das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, e foi transmitido ao vivo para 16 cidades do Estado.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, o presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo, e a conselheira do CRCSP e integrante do Grupo Técnico para Formatação do Programa do II Fórum Paulista de Perícia Contábil Angela Zechinelli Alonso realizou a abertura da atividade.

Angela agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos temas tratados no Fórum. Paschoal Rizzi Naddeo também falou aos presentes sobre os objetivos do II Fórum Paulista de Perícia Contábil, de “permitir a troca de experiências e informações sobre temas relevantes da nossa profissão”, declarou o presidente da Apejesp.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP agradeceu a participação do público e à Apejesp pelo trabalho conjunto para a realização do evento. “Esta parceria de longa data é muito importante para conseguirmos trazer a vocês diversas atividades voltadas à área pericial”, afirmou João Carlos.

Além da participação presencial do público, no auditório e no teatro do CRCSP, o II Fórum Paulista de Perícia Contábil foi transmitido ao vivo para 16 cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Além do conhecimento adquirido, os participantes do II Fórum Paulista de Perícia Contábil receberam sete pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) na categoria PER, para profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). Entre os painéis, o CRCSP também realizou plantões para auxiliar os participantes no preenchimento do formulário de atividades, necessário para a comprovação do cumprimento da pontuação do PEPC.

Também prestigiaram a atividade: o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello; o vice-presidente da Apejesp, Irineu De Mula; o presidente do Conselho Deliberativo da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos; o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Lopes Carvalho; os conselheiros do CRCSP Caio Martins dos Santos, Manoel do Nascimento Veríssimo, Marcelo de Almeida Prado, Suely Gualano Bossa Serrati e Takeru Horikoshi e a diretora operacional do Conselho, Verônica Moreira Nunes.

Perícia contábil, criminal e arbitragem

O primeiro painel foi apresentado pelo perito contador Sílvio Simonaggio e abordou o tema “Perícia Contábil – Eficaz na Solução de Conflitos; Ideal na Prevenção de Conflitos”. Ele iniciou sua apresentação falando sobre o papel do perito contador, cujo serviço “possui um grande valor agregado e é fundamental para a solução de diversas disputas judiciais”, segundo Simonaggio, que explicou também os cuidados necessários para a prestação de serviços periciais, especialmente em relação à definição dos honorários.

“Não é ideal que utilizemos como métrica o valor das causas em que atuamos, pois assim, eliminamos nossa capacidade de produzir riqueza com os casos de menor valor, tão importantes para a vida das pessoas quanto um grande caso”, afirmou Simonaggio.

A seguir foi apresentado o tema “Lava Jato: Fraudes Contábeis em face da Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Caixa 2 de Campanha Eleitoral”. A conselheira do CRCSP e coordenadora do Grupo Técnico para Formatação do Programa do II Fórum Paulista de Perícia Contábil, Suely Gualano Bossa Serrati, foi a mediadora do painel, que teve como palestrantes os peritos criminais federais Audrey Jones de Souza, Cláudio Saad e Otávio Allemand.

Os peritos explicaram ao público o processo e a atuação dos peritos criminais em casos de fraude contábil, como os ocorridos em casos recentes de corrupção no país. “É imprescindível conhecer o contexto em que o suposto fato ocorreu para poder definir os objetivos e executar a perícia no decorrer do processo de investigação”, revelou o perito Audrey Jones de Souza.

Encerrando a parte da manhã, o público assistiu ao painel “Perícia em Arbitragem: Ajuste e/ou Retificação de Preço em M&A”, apresentado pelas peritas contadoras Alessandra Ribas Seco e Juliana Baggio Inácio, pela especialista em litígios cíveis Eliane Cristina Carvalho e pela especialista nas áreas de Contencioso e Arbitragem Monica Mendonça Costa. O perito Silvio Simonaggio e o árbitro Mauricio Almeida Prado realizaram a mediação do painel.

Apuração de haveres, mercado compartilhado e qualidade dos serviços periciais

Dando continuidade ao II Fórum Paulista de Perícia Contábil, foram realizados mais três painéis na parte da tarde, sobre temas de grande relevância na atualidade.

O primeiro deles foi sobre “Perícia em Juízo: Apuração de Haveres”. Para falar sobre o tema, foram chamados o especialista em mediação empresarial e societária Carlos David Albuquerque Braga, o membro do Conselho Fiscal da Apejesp Fernando Viana de Oliveira Filho, os doutores em Ciências Contábeis Ivam Ricardo Peleias e Martinho Maurício Gomes de Ornelas e o membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR) Rafael de Carvalho Passaro.

A conselheira Angela Zechinelli Alonso foi a mediadora do painel, que abordou questões técnicas relativas à apuração de haveres no processo judicial, com destaque para a perspectiva dos sócios.

“A apuração de haveres está inserida no âmbito da dissolução parcial de sociedade. Quando um dos sócios deixa a sociedade, faz-se necessária a apuração dos haveres, que nada mais é que delimitar a parcela do patrimônio da empresa a que este sócio faz jus”, explicou Carlos Braga.

O painel seguinte foi sobre “Mercado Compartilhado”, tema apresentado pelo engenheiro Cláudio Amaury Dall’Acqua, pelo consultor econômico Ernesto Moreira Guedes Filho e pelo consultor contábil Francisco José Macedo. A mediação do painel foi feita pelo perito Sílvio Simonaggio.

E “Qualidade e Utilidade dos Trabalhos Periciais” foi o tema do último painel, mediado pela conselheira Suely Gualano Bossa Serrati e pelo perito Sílvio Simonaggio. Os palestrantes foram o juiz Fernão Borba Franco e o árbitro judicial Marcelo Muriel.

“Quando falamos de qualidade, temos que ter em mente que a perícia é fruto da análise crítica. E a crítica é saber se aquilo tem boa qualidade e se apresenta defeitos a serem superados. Esta análise é necessária para que possamos aprimorar os nossos serviços”, declarou Simonaggio na abertura do painel.

“A prova pericial é fundamental no âmbito judicial, pois é ela que irá nortear uma série de decisões que terão consequências no processo, seja ele judicial ou um procedimento arbitral. Ela oferece o subsídio técnico necessário, por exemplo, para quem vai interpretar um contrato, além de comprovar ou quantificar determinado aspecto a ser julgado”, explicou o árbitro Marcelo Muriel ao falar sobre a qualidade dos serviços de Perícia.

Ao final do II Fórum Paulista de Contabilidade, foram sorteados brindes ao público, fornecidos por empresas parceiras da Apejesp.