Atividades de Desenvolvimento Profissional – 22 a 26 de outubro

Publicado em 26/10/2018

O CRCSP tem uma grande programação de atividades para Educação Profissional Continuada para a capital e cidades do interior. Na semana de 23 a 26 de outubro não foi diferente. Confira:

O tema “Procedimentos Contábeis e Fiscais para o Encerramento do Exercício 2018” foi desenvolvido pelo docente em graduação e pós-graduação Adílson Torres, em Vinhedo, na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), também na terça-feira, 23 de outubro. Os participantes foram recebidos pelo delegado do CRCSP em Vinhedo, Márcio Cazemiro Brandi.

Das 18h30 às 21h30, profissionais e estudantes de contabilidade puderam tirar todas as dúvidas sobre “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”, na terça-feira, 23 de outubro. O mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, Arnóbio Neto Araújo Durães foi o palestrante, recebido pelo conselheiro Carlos Alberto Vieira, na sede do CRCSP, em São Paulo.

Nesse mesmo dia, das 13h30 às 17h30, foi a vez de São José do Rio Preto receber o “Universo Contábil com Elas”. A Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto e Região (Assosind) foi o local escolhido para receber a professora universitária Gisleise Nogueira de Aguiar, a master coach Patrícia Barbosa da Silva, autoras das palestras. A conselheira Flávia Augusto e o delegado regional do CRCSP em São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello, recepcionaram os participantes.

Em Franca, na quarta-feira, 24 de outubro, a palestra foi sobre “EFD Reinf: Principais Aspectos”, ministrada pelo docente em cursos de graduação e pós-graduação, Adílson Torres, na Associação do Comércio e da Indústria de Franca (Acif). O CRCSP foi representado pela delegada do Conselho em Franca, Vera Lúcia Tristão Cintra.

Quarta-feira também foi dia de atualizar conhecimentos para os profissionais da contabilidade de Taubaté, que assistiram à palestra “Procedimentos Contábeis e Fiscais para o Encerramento do Exercício 2018”, no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau). O tema foi apresentado pelo especialista em Administração Financeira José Sérgio Fernandes de Mattos. O delegado do CRCSP na cidade, Adilson Ronconi de Oliveira, representou o Conselho na atividade.

Também na quarta-feira, 24 de outubro, profissionais e estudantes de contabilidade de Monte Alto puderam assistir à palestra “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais” do consultor empresarial Márcio Ferraz de Oliveira. A atividade foi realizada das 14h às 17h, no Centro Cívico Municipal de Monte Alto. O delegado do CRCSP na cidade, Rosimar Pereira Soares, apresentou o palestrante aos participantes.

Novos contadores registrados no CRCSP puderam participar do “Programa de Integração para Novos Contadores: Estratégias para sua Carreira”, das 19h às 21h, no dia 24 de outubro. Os conselheiros do CRCSP, Bethel Corcoruto Lombardi e Márcio Lério da Silva, e o mestre em Comunicação Sérgio Enrique Faria, conversaram com os novos profissionais.

No auditório da Universidade Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, o conselheiro Valmir Leôncio da Silva ministrou na quarta-feira a palestra “Carreira: Contabilidade Pública” aos alunos de Ciências Contábeis da instituição de ensino.

Também na quarta-feira, o delegado do CRCSP em Igarapava, Marco Túlio de Oliveira Machado, participou, em Ituverava, na sede da Associação Comercial de Ituverava (ACI), do 1º Café Contábil com os profissionais contábeis da cidade.Na Universidade de Sorocaba (Uniso), na quinta-feira, 25 de outubro, o mestre em Ciências Contábeis Windsor Espenser Veiga falou sobre “Contabilidade de Custos: Gestão Estratégica para os Negócios”. O delegado regional do CRCSP em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima representou o Conselho na atividade.

“Atualização Contábil e Tributária: Principais Aspectos para o Fechamento do Exercício” foi a palestra realizada na quinta-feira, 25 de outubro, no Sindicato dos Contabilistas de Campinas. Os palestrantes foram o consultor Antônio Fernando Coelho e o pós-graduado em Contabilidade Avançada, José Sérgio Fernandes de Mattos. A delegada regional do CRCSP em Campinas, Lílian Ricci Ghizzi, organizou a atividade.

Na cidade de Pacaembu, o tema da palestra foi “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”. Realizada no Rotary Clube da cidade, em 25 de outubro, a palestra foi proferida pelo professor universitário Walter Luiz Quaglio. O organizador do evento foi o delegado do CRCSP em Pacaembu, Wilson Pereira da Silva.

Na Câmara Municipal de Taquaritinga, no dia 25 de outubro, a palestra foi sobre “EFD Reinf: Principais Aspectos". O palestrante foi o pós-graduado em Auditoria, Marcos Roberto Rodrigues. Os profissionais e estudantes de contabilidade da cidade e da região foram recepcionados pelo delegado do CRCSP em Taquaritinga, Rodrigo Magdalena.

Quinta-feira, 25 de outubro, também foi dia de palestra para os alunos de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, campus Vila Mariana. O conselheiro Valmir Leôncio da Silva apresentou o tema “Carreira: Contabilidade Pública”, no auditório da instituição de ensino, em São Paulo.

Na sede do CRCSP, em 25 de outubro aconteceram duas atividades: o “Encontro com Acadêmicos: Gestão do Terceiro Setor Aspectos Contábeis e Legais”, realizado em parceria com a Academia Paulista de Contabilidade (APC), e a palestra “Ajuste a Valor Presente”. O primeiro evento ocorreu às 14h30 e o segundo, às 18h30. No primeiro, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho e o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, realizaram a abertura do Encontro. Os palestrantes foram o presidente do CRCSP, gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, e o especialista em Direito Assistencial, Filantrópico e Trabalho, Sérgio Roberto Monello. A segunda palestra foi proferida pelo doutor em Controladoria e Contabilidade, Álvaro Augusto Ricardino Filho, recebido pelo conselheiro do CRCSP Wander Pinto.

Também na sexta-feira, o CRCSP ficou mais alegre com a visita de estudantes. No período da manhã, os conselheiros Heloísa de Castro Alves de Souza e Carlos Alberto Vieira receberam os estudantes das Faculdades Integradas Vale do Ribeira (Unisepe) e Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Acompanhando seus alunos vieram os professores Carlos Eduardo Franscischetti e Willian Ferreira dos Santos, da Faculdade Einstein, e Igor Gabriel Lima, da Unisepe.

À tarde, o conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho representou o CRCSP na palestra realizada no auditório do Conselho, em São Paulo, com casa cheia. O tema “eSocial: Principais Aspectos” foi ministrado pela consultora Valéria de Souza Telles.

Também na tarde de sexta-feira, o CRCSP recebeu a visita dos estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Embu, que vieram com o professor Higor Costa Guedes da Silva. O conselheiro Bruno Alexandre Cruz foi o anfitrião dessa turma.

Os estudantes assistiram a palestras ministradas pelos conselheiros do CRCSP, sobre as perspectivas da profissão contábil, conheceram a Biblioteca Nelson Rodrigues, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho e participaram da encenação de um tribunal de ética.