Profissionais da contabilidade, gestores de entidades e voluntários participam do seminário sobre o Terceiro Setor, na sede do CRCSP

Publicado em 29/10/2018

A prestação de contas das entidades sem fins lucrativos foi tema de atividade no Conselho, em 29 de outubro de 2018. Nesta data, aconteceu no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP, o seminário “O Profissional da Contabilidade e as Entidades do Terceiro Setor”. Com cinco painéis simultâneos, a atividade foi organizada em parceria com o Congresso de Gestores, Executivos, Colaboradores e Voluntários de Associações (Cogea), instituição voltada à capacitação no setor associativo.

O coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP, José Augusto Picão, fez a abertura das atividades e destacou que, durante todo o mês, o CRCSP realiza a arrecadação de lenços de cabeça, para serem doados a entidades de apoio a pacientes com câncer. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, para a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, ministrou o primeiro painel do dia, sobre o “Relacionamento entre Gestores e Contadores para a Eficiência do Trabalho das OSCs”. Ela iniciou sua apresentação destacando a importância de profissionalizar a prestação de contas das organizações do Terceiro Setor e de os profissionais contábeis terem uma participação ativa nos processos de gestão.

“Não importa o segmento. No Brasil, toda personalidade jurídica é obrigada a manter uma contabilidade regular. E este relacionamento entre os profissionais da contabilidade e os responsáveis pela gestão das entidades é fundamental para que consigamos fazer a entrega da informação em uma linguagem adequada, para que a sociedade possa acompanhar o desempenho das nossas ações”, revelou Marcia.

Os profissionais da contabilidade e gestores de entidades sem fins lucrativos presentes também assistiram aos painéis: “Aspectos Trabalhistas no Terceiro Setor – Atualidade na Legislação”, apresentado pela especialista nas áreas tributária e trabalhista Valéria de Souza Telles; “Obrigações Acessórias: eSocial e EFD Reinf”, com o conselheiro José Augusto Picão; “Norma Contábil Aplicável ao Marco Regulatório – NBC TG 07”, ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Fernando César Rinaldi, e “O Profissional da Contabilidade no Processo de Controles Internos”, tema apresentado pelo especialista no Terceiro Setor e diretor secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Jair Gomes de Araújo.

O seminário “O Profissional da Contabilidade e as Entidades do Terceiro Setor” também contou as presenças do diretor do Cogea, Fernando Palauso, dos conselheiros do CRCSP Mariano Amádio, Takeru Horikoshi e William Peterson de Andrade e do diretor executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi.