Meu Brasil brasileiro!

Publicado em 29/10/2018

Marcia Ruiz Alcazar*

Terminadas as eleições de 2018, os vencedores somos todos nós, eleitores brasileiros, independente de partido, pois ganhamos a liberdade e a democracia, nossas maiores conquistas.

Nós brasileiros somos os verdadeiros protagonistas desta nação e devemos nos manter diligentes para que a ordem e o progresso se restabeleçam, a ética seja elevada, a educação básica em todos os níveis seja priorizada e a corrupção seja combatida. O momento requer respeito e união por um Brasil melhor.

Como profissionais, sabemos que o desafio da responsabilidade fiscal está prioritariamente no equilíbrio das contas públicas.

Precisamos que os governos federal, estaduais e municipais sejam conscientes de que nossa empresa Brasil precisa rever seus critérios, leis e portarias que dizem respeito a orçamento, patrimônio e finanças. Os conflitos regulatórios existentes burocratizam o processo de controle e a divulgação das informações e impedem o crescimento da nação.

A transparência necessária às boas praticas da gestão eficiente só se alcança com contabilidade. A iniciativa privada foi obrigada a adotar padrões internacionais desde 2008, enquanto o orçamento da área pública é regido pela Lei 4.320 desde 1964. Somos reféns de uma pauta do legislativo, aguardando há anos o Projeto de Lei Complementar n.º 295 ser aprovado para resolver a base legal tão necessária para a contabilidade pública no que tange à convergência e harmonização orçamentária, de finanças e planejamento.

Que todos os eleitos reconheçam a relevância da utilização da contabilidade em seus governos porque Contabilidade é ordem e também progresso.

Governo e oposição devem agora se unir pelo único propósito de reconstruir um novo Brasil, gigante pela própria natureza. O Brasil que queremos!

*Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)