Presidente e vice-presidentes do CRCSP integram delegação brasileira no Congresso Mundial de Contadores, na Austrália

Publicado em 5/11/2018

De 5 a 8 de novembro de 2018, acontece em Sidney, Austrália, o Congresso Mundial de Contadores (World Congress of Accountants - WCOA), evento que reúne alguns dos maiores especialistas na área contábil do mundo. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, participa do evento, acompanhada da delegação brasileira de representantes da classe contábil.

O World Congress of Accountants acontece desde 2002 e é organizado pela Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants - Ifac), a cada quatro anos. Nesta edição, o evento reuniu cerca de 5500 delegados, vindos de mais de 115 países.

O novo presidente da Ifac, In-Ki Joo, participou da abertura do Congresso Mundial, que contou com apresentações sobre os principais assuntos contábeis no mundo, entre eles a aplicação de recursos tecnológicos, como inteligência artificial e realidade virtual. Temas voltados à gestão, ética e liderança também tiveram destaque no primeiro dia de evento.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, e os vice-presidentes do CFC de Desenvolvimento Operacional, Aécio Prado Dantas Júnior, e Técnico, Idésio Coelho, também participam do Congresso Mundial.

Do CRCSP, estavam presentes no Congresso os vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, e de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e os conselheiros Emir Castilho e Marcelo Gomes de Barros.

Também integram a delegação brasileira no WCOA: o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Gonçalves Campos Filho; os conselheiros do CFC Carlos Henrique do Nascimento, Fabiano Ribeiro Pimentel, Geraldo de Paula Batista Filho, João de Oliveira e Silva e a diretora executiva do Conselho Federal, Elys Tevania Carvalho.