Profissionais da Zona Leste de São Paulo participam da Maratona Contábil

Publicado em 26/11/2018

Em 24 de novembro, o CRCSP realizou mais uma edição da Maratona Contábil, desta vez na Zona Leste de São Paulo. Ao todo, foram 24 palestras e seminários, nas áreas de Auditoria, Perícia, Gestão, Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), Terceiro Setor, entre outras. As atividades foram realizadas no campus Mooca da Universidade São Judas, com a participação dos conselheiros do CRCSP.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, estavam presentes e foram a todas as salas agradecer a presença do público.

A presidente Marcia falou sobre as atividades e serviços oferecidos pelo CRCSP aos profissionais. Ela também convidou todos a participarem do Summit Contábil em Guarulhos, que será realizado em 12 de dezembro de 2018 e contará com uma programação especialmente voltada ao desenvolvimento e atualização dos profissionais contábeis. “Todas as atividades e serviços que prestamos têm como único foco os profissionais da contabilidade, que são a verdadeira razão de ser do CRCSP”, destacou Marcia.

A Maratona Contábil foi organizada em três blocos, com oito atividades simultâneas cada. Na primeira rodada de palestras, os profissionais escolheram entre os temas “Aspectos Trabalhistas no Terceiro Setor - Atualidade na Legislação e Obrigações Acessórias: eSocial e EFD Reinf”; “Compliance”; “Contabilidade nas PMEs - Pontos de Atenção e Aspectos Práticos”; “Dissolução de Sociedade/Apuração de Haveres (Novo CPC) – CPC 2015 – Lei n.º 13.105/2005”; “Distribuição de Lucros - Regras Societárias (Lucro Real, Presumido e Simples)”; “NBC TG 25 (R2) - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes”; “Planejamento e Execução da Auditoria” e “Previc - Normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro Aplicadas às Entidades Fechadas de Previdência Complementar”.

No segundo bloco de atividades, foram apresentados os temas “Atualizações Importantes: NBC TG 48 - Instrumentos Financeiros”; “Compliance e Governança”; “Controle de Qualidade sobre os Serviços de Auditoria Independente”; “Norma Contábil Aplicável ao Marco Regulatório - NBC TG 07”; “Normas Contábeis para Instituições Financeiras”; “Notas Explicativas (Principalmente para Balanços de PMEs)”; “Perícia: Lucros Cessantes e Danos Emergentes” e “Planejamento Tributário: Aspectos Contábeis e Fiscais”.

Encerrando a Maratona, o CRCSP realizou ainda um terceiro bloco de palestras, sobre “Auditoria nas PMEs”; “Contratos de Seguros”; “IFRS 16 Arrendamento Mercantil – Leasing”; “O Profissional da Contabilidade no Processo  de Controles Internos nas Entidades do Terceiro Setor”; “PMEs: Estoques – Contabilização”; “Prestação de Contas a partir da Visão do CPC 2015 (Lei n.º 13.105/2015)”; “Procedimentos Contábeis e Fiscais para o Encerramento do Exercício 2018” e “Tributos sobre o Lucro - Aplicação Prática Envolvendo a NBC TG 32 (R4)”.

Os temas foram apresentados pelos palestrantes Arnóbio Neto Araújo Durães, Carlos Aragaki , Emerson Nogueira Sales, Fernando Cesar Rinaldi, Fernando Viana de Oliveira Filho, Jair Gomes de Araújo, José Alberto Tozzi, José Luiz Munhós, Juliano Pereira Resende, Levi Gimenes, Lilian Carla da Silva, Luciano Perrone, Nabil Ahmad Mourad, Paulo Cesar Raimundo Peppe, Sérgio Alexandre de Souza, Valéria de Souza Telles e Windsor Espenser Veiga e pelos conselheiros José Augusto Picão e Suely Gualano Bossa Serrati.

Também representaram o CRCSP na Maratona Contábil os conselheiros João Edison Deméo, José Carlos Duarte Leardine, José Luiz Ribeiro de Carvalho, Marcelo de Almeida Prado, Marcio Lério da Silva, Mariano Amádio, Selma do Carmo Ribeiro e Takeru Horikoshi.