Trevisan fala de Ética Empresarial na última edição do ano do Encontro com Acadêmicos

Publicado em 26/11/2018

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP e membro da Academia, José Donizete Valentina, e o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, realizaram a abertura do Encontro

No dia 26 de novembro a Academia Paulista de Contabilidade - APC e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP realizaram em conjunto, a 7ª edição do Encontro com Acadêmicos, para fechar o ano de 2018. O evento teve o objetivo de debater a ética no ambiente empresarial, bem como apontar as expectativas para o cenário político e econômico que se avizinha no Brasil.

Os trabalhos tiveram início com as palavras de Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, que na ocasião relembrou a história da Academia e agradeceu a todos pela presença. “Eu sou muito grato pela oportunidade de fazer parte desse momento, que tem por finalidade disseminar conhecimento e agregar, de maneira muito positiva, ainda mais valor à vida profissional de todos os contabilistas”.

A palestra foi conduzida pelo renomado Contador e Acadêmico, Antoninho Marmo Trevisan que elucidou sobre os principais desafios da Classe Contábil, ao colocar o conservadorismo que ronda a profissão como o principal deles, afirmando que os profissionais devem aceitar as diferenças dos seus clientes para que seja possível manter um relacionamento saudável, sem julgamentos. Parafraseando o poeta português, Fernando Pessoa, disse: “Se você quer fazer negócio, em primeiro lugar deve enxergar as pessoas como elas são”, enfatizou Trevisan.

A coordenação do Encontrou ficou a cargo do contador José Donizete Valentina, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP e Acadêmico da APC, ocupante da cadeira Nº10, cujo Patrono é Hirondel Simões Luders, que muito contribuiu com as suas intervenções e condução do tema.

Ao falar sobre a importância da ética para uma empresa, o palestrante alertou que ela é determinante para que uma companhia consiga ter reconhecimento no mercado sem ter o seu valor depreciado.

Sobre o futuro da profissão Contábil, o palestrante se mostrou otimista, principalmente no tocante à formação de uma equipe econômica liberal do próximo governo o que, segundo ele, significa uma grande abertura para o trabalho dos contadores, fazendo com que seja possível uma maior análise de problemas que necessitam de resolução imediata, como por exemplo, o déficit nas contas públicas.

Antoninho Marmo enfatizou, sobre o atual momento do País, que a política está se adaptando à tecnologia, acha vista o que tem feito o presidente eleito, cujos discursos e pronunciamentos são disseminados através das mídias sociais, facilitando a comunicação direta com o público e não mais com as entidades. Isso é uma lição importante que os profissionais da Contabilidade não devem ignorar.

“É necessário superar os desafios para conseguir adquirir o conhecimento” e com essa frase, foi encerrada a última edição de 2018 do Encontro com Acadêmicos.

O Encontro com Acadêmicos também teve transmissão ao vivo para 32 cidades do Estado de São Paulo, com o apoio dos delegados do CRCSP na organização: Araçatuba, Araraquara, Batatais, Bauru, Campinas, Guarulhos, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Osvaldo Cruz, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos , São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Manuel, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sorocaba, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Presenças

Diversos Acadêmicos prestigiaram a realização do 7º Encontro com Acadêmicos: José Serafim Abrantes, ocupante da cadeira nº21, cujo patrono é Ataliba Amadeu Sevá; Irineu De Mula, Cadeira N°38, Patrono Hilário Franco; Angela Zechinelli Alonso, Cadeira Nº35, Patrono Iris Miguel Rotundo; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Cadeira Nº13, patrono Joaquim Monteiro de Carvalho; Gildo Freire de Araújo, Cadeira Nº5, Patrono Januário Sylvio Pezzotti, Eurípedes Sales, o conselheiro do CFC e acadêmico Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, e o diretor suplente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Takeru Horikoshi.

Fonte: APC - Sarah Saliba.