CRCSP sedia 1º Seminário Fenaju de Registro Empresarial e Desenvolvimento

Publicado em 28/11/2018

Em 28 de novembro de 2018, o CRCSP sediou o 1º Seminário Fenaju de Registro Empresarial e Desenvolvimento, voltado aos principais temas relacionados ao registro de empresas nas Juntas Comerciais do país e temas relacionados. O evento foi organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em parceria com o CRCSP, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei), o Instituto Brasileiro de Registro Empresarial (Ibremp) e o Instituto Fenacon.

A cerimônia teve início com as palavras do secretário especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, que gravou um vídeo de agradecimento ao trabalho realizado pelas Juntas Comerciais.

A abertura oficial do seminário foi realizada pela presidente da Fenaju, Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento. “Tenho certeza que será um evento muito rico, pois irá promover a aproximação das Juntas Comerciais e dos órgãos de registro com aqueles que demandam nossos serviços”, declarou Sâmya.

Após a abertura, foi celebrado um convênio entre o CRCSP e a Jucesp, que prevê a troca de informações para coibir o exercício irregular da profissão contábil no Estado de São Paulo. O termo de cooperação foi assinado pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e pelo presidente da Jucesp, Marcelo Strama.

Em seu discurso, Marcia destacou a importância da cooperação entre as entidades e da realização do seminário. “Discutir a modernização do procedimento para o registro de empresas é não apenas necessário, mas vital para o desenvolvimento de qualquer nação. As iniciativas empreendidas pelas Juntas Comerciais nos últimos anos vêm a este encontro, de promover a necessária desburocratização e a simplificação de processo”, declarou a presidente do CRCSP.

Marcelo Strama também destacou a importância da atuação conjunta entre o CRCSP e a Jucesp. “Nós, hoje, temos todos o mesmo objetivo, de promover o empreendedorismo no Estado e no país. E este acordo torna este ambiente ainda mais favorável ao empreendedor”, declarou o presidente da Jucesp.

A seguir, foi dado início aos painéis técnicos. Foi um dia inteiro de atividades, com representantes das entidades participantes e outros especialistas nas áreas relacionadas ao registro empresarial.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jose Maion, foi um dos palestrantes e apresentou a painel “O papel do CRCSP na ação fiscalizatória do registro no dos atos administrativos e na mitigação das exigências, em parceria com as Juntas Comerciais”.

Os vice-presidentes de Administração e Finanças, Donizete Valentina, e de Registro, Cibele Pereira Costa, também estiveram presentes no evento, que contou também com as presenças dos conselheiros do CRCSP Breno Acimar Pacheco Corrêa, Inez Justina dos Santos, Marcelo Roberto Monello e Márcio Zago e dos presidentes das Juntas Comerciais do Maranhão, Sergio Silva Sombra; do Mato Grosso, Gercimira Moreira; de Pernambuco, Taciana Coutinho Bravo; do Piauí, Maria Alzenir Porto da Costa; do Rio Grande do Norte, Sâmya Bastos; e de Sergipe, George da Trindade Gois.

Também participaram do 1º Seminário Fenaju de Registro Empresarial e Desenvolvimento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Janio Benith, o presidente do Ibrei, Maurício Prazak, o diretor-presidente do Ibremp, José Cerezoli, o vice-presidente da Jucesp, Carlos Fernando Zuppo, e o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti.