Reforma Tributária é tema do projeto Quintas do Saber

Publicado em 4/12/2018

Em 5 de dezembro de 2018, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizaram mais uma edição do Quintas do Saber, projeto que traz sempre convidados de grande expressão para discutir temas de interesse da classe contábil e da sociedade. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, participou da atividade, realizada no auditório da Academia.

Para a última edição do ano, foi convidado o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Cesar Roxo Machado, para falar sobre a Reforma Tributária e outros temas relacionados. Cesar Roxo Machado falou sobre a necessidade de se repensar a tributação no país. O especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público Paulo Henrique Feijó realizou a mediação do encontro.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, e a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, coordenaram a realização do Quintas do Saber, que contou com a presença de diversos representantes do Sistema CFC/CRCs.

Após a exposição do palestrante, a presidente Marcia destacou a importância de, ao se discutir uma reforma tributária, levar também em consideração também a qualidade do gasto público no país. “Nós entendemos que o propósito de uma carga tributária seja a viabilização de obras e projetos públicos. Mas a impressão que temos é que as discussões sobre a estrutura tributária no país deveriam olhar mais sobre a qualidade deste gasto público”, pontuou a presidente do CRCSP.

Cesar Roxo concordou com a necessidade deste olhar para a qualidade do investimento público. “O próprio termo “dinheiro público” é algo que me incomoda. O termo correto é “dinheiro do contribuinte”. Ele tem dono e aqueles responsáveis pela gestão destes recursos deve administrá-los visando à promoção do bem-estar social”, afirmou o especialista.

Exame de Suficiência

Após a palestra sobre Reforma Tributária, o presidente do CFC, Zulmir Breda, apresentou aos presentes o livro Exame de Suficiência: Um Requisito para a Qualificação Profissional, de autoria da presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, das professoras da Universidade Federal do Ceará Roberta Carvalho de Alencar e Editinete André da Rocha Garcia e do conselheiro do CFC Elias Dib Caddah Neto.

“Este livro veio para atender a um anseio da classe contábil como um todo. Ele é uma fonte rica de pesquisa para o meio acadêmico e tem como objetivo promover um estudo mais aprofundado sobre todas as edições do Exame de Suficiência”, declarou o presidente Zulmir.