Ensino a distância avança no Brasil

Publicado em 11/12/2018

Com o avanço tecnológico e a necessidade de estar adequado a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido, o ensino a distância tem conquistado cada vez mais espaço. Segundo o relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, em 2017 foram 7.773.828 alunos contabilizados no Censo EAD, os dados foram calculados tomando por base o total de 351 instituições.

Flávia Canalonga, 75 anos, faz parte dessa estatística, ela está no 4º termo do curso de Serviço Social em um centro de ensino a distância de Araçatuba e prova que não há limites para aprender. “Eu decidi fazer o curso porque me aposentei e deixei de dar aulas num curso de massoterapia, no período da noite. Sentia falta de uma atividade noturna, também atuo como voluntária no Asilo Ismael e queria adquirir mais conhecimentos para facilitar esse trabalho. Essa é minha primeira faculdade, a vida não para por causa da aposentadoria, o estudo é uma maneira de conviver com as pessoas e não envelhecer mentalmente, evitando a ociosidade, que pode trazer problemas”, disse Flávia.

Ela também acredita que a convivência com os jovens e pessoas atualizadas ajuda muito, o modo EAD tornou possível ter um diploma, porque durante o dia ainda trabalha e não teria condições de estudar, se fosse de outra maneira.

Outra profissional que encontrou no ensino a distância um caminho para o crescimento foi Elisângela Moraes, 41 anos. Ela terminou recentemente o curso de Ciências Contábeis, na mesma instituição e já trabalhava na área como analista, numa usina da região. Com o ingresso no curso, conseguiu ser promovida à coordenação de seu departamento, onde atua no planejamento orçamentário. “Foi excelente, consegui conciliar com o trabalho, pois tenho um horário complicado. Ainda no terceiro ano do curso já consegui passar na prova do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, o CRCSP; não senti diferença quanto à qualidade do ensino, porque a dedicação e sucesso dependem de você”, acredita Elisângela. Antes da Contabilidade, a ex-aluna havia feito faculdade de Administração de Empresas e pós-graduação em Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, no modo convencional.

Para Hellen Sabrina Barbieri de Águila e Camila Caserta Lapenta, sócias-proprietárias de uma instituição de ensino a distância de Araçatuba, o principal atrativo do ensino online é que ele permite flexibilidade com a qualidade do ensino convencional. Isso, porque o aluno estuda no horário definido por ele, uma disciplina de cada vez e há um encontro presencial por semana – no caso da instituição que representa.

“O mercado está mudando muito rápido e a gente tem que mudar junto, tem que se transformar. Antigamente, o professor era a fonte de conhecimento principal e o nosso cotidiano era mais previsível. Hoje, as fontes de conhecimento foram diversificadas, possibilitando alcançar as pessoas sem têm tempo disponível terem a possibilidade de acesso ao universo de saberes”, diz Hellen.

Elas destacam que a modalidade amplia a possibilidade de crescimento de profissionais que atuam em área técnica, querem obter mais conquistas profissionais, mas não possuem muita disponibilidade para deslocamento diário e cumprimento de horários pré-estabelecidos, conforme acontece no modo tradicional. “Por exemplo, um técnico em agronomia, que trabalha há muito tempo na área, possui um conhecimento muito próximo de um engenheiro. Se surgir uma oportunidade de entrar numa empresa que exige o diploma de engenheiro, ele não pode entrar. E se tentar fazer uma faculdade convencional, não consegue conciliar os horários de aula com sua rotina de trabalho e vida pessoal. No EAD ele define seus horários de estudo da parte teórica, vivencia a parte prática e amplia a possibilidade de enriquecer o currículo”, descrevem.

Fonte: Folha da Região – Araçatuba.