Sessão plenária da Jucesp tem a presença da presidente Marcia e posse de conselheira do CRCSP como vogal da Junta

Publicado em 19/12/2018

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, representou a classe contábil na sessão plenária da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), em 19 de dezembro de 2018. Durante a sessão, ocorrida na sede da Junta, foi empossada como vogal a conselheira do CRCSP Inez Justina dos Santos, que irá integrar a 6ª turma da entidade.

O presidente da Jucesp, Marcelo Strama, coordenou a mesa diretora da plenária, também composta pela presidente Marcia, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei), Maurício Prazak, pelo vice-presidente da Jucesp, Carlos Fernando Zuppo Franco, e pela secretária-geral da Junta Angela Regina Berteli.

“Eu agradeço à presidente do CRCSP e ao presidente do Ibrei pela presença nesta sessão e pela parceria entre as entidades para a melhoria do ambiente de negócios no Estado de São Paulo”, declarou Marcelo Strama ao iniciar os trabalhos.

Maurício Prazak agradeceu ao convite para integrar a sessão e ressaltou também a importância do trabalho conjunto para o aprimoramento do código comercial.

Após a abertura da sessão, foi realizada a posse da conselheira Inez Justina dos Santos para a 6ª turma de vogais da Junta Comercial. A nova representante da classe contábil na entidade e o presidente Marcelo Strama assinaram o termo de posse, oficializando o ato.

A presidente Marcia parabenizou Inez pela nova incumbência e destacou o potencial da classe contábil para contribuir positivamente para a melhoria do ambiente de negócios, especialmente no que tange ao processo de registro de empresas.

“Uma de nossas frentes de atuação é o combate ao exercício ilegal da Contabilidade. E como medida preventiva, nos colocamos à disposição da Jucesp para evitar que pessoas que se fazem passar por profissionais da contabilidade assinem documentos para a abertura de empresas, comprometendo assim a excelência dos atos societários registrados nas Juntas Comerciais”, destacou a presidente Marcia.

Como representantes da classe contábil, as turmas de vogais da Jucesp contam ainda com o presidente da Central de Serviços da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Henrique Schoueri, o conselheiro do CRCSP Marcelo Roberto Monello, e os vogais Augusto Henrique Pereira Filho, Cézar Henrique Gonçalves Rodrigues Segeti, Gláucia Marina dos Santos, Henrique Rossetti Cleto, Jorge Uieda e Valmir Madazio, todos presentes na sessão plenária.

O presidente da Jucesp também apresentou na sessão a vogal da 2ª turma Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi, que irá presidir a Junta interinamente em janeiro. “Adriana é a primeira mulher na Presidência em 128 anos de existência da Junta Comercial. Uma pessoa forte e determinada e que irá desempenhar suas funções com excelência”, declarou Marcelo Strama à sua sucessora.

“Eu tenho um respeito muito grande por todos que contribuem diariamente para o trabalho realizado, com primor, pela Jucesp. Espero dar continuidade a este trabalho e cumprir minhas funções com muita responsabilidade”, declarou Adriana.

Manifesto contra o Projeto de Lei n.º 10.044/2018

Os presidentes do CRCSP, Jucesp e Ibrei também manifestaram na sessão plenária o repúdio das entidades ao Projeto de Lei n.º 10.044/2018. “Este projeto cria burocracias desnecessárias e vai na contramão das recomendações do Banco Mundial, pela redução e simplificação de processos para a abertura de empresas. Isto é inaceitável, do nosso ponto de vista”, afirmou Strama.

“Nós não podemos aceitar que uma lei aumente a burocracia para a abertura de empresas. As Entidades Contábeis do Estado de São Paulo estão alinhadas com a Jucesp, o Ibrei e demais entidades contrárias a este retrocesso”, declarou Marcia.

O CRCSP publicou um manifesto de repúdio ao Projeto de Lei, em conjunto com as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo. Assinam o manifesto os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Simplificação de processos

Antes da sessão plenária, os presidentes do CRCSP, Jucesp e Ibrei e a vogal Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi, presidente interina da Junta em janeiro, reuniram-se para discutir temas ligados à simplificação de processos para o registro de empresas. O vice-presidente da Jucesp, Carlos Fernando Zuppo Franco, a conselheira do CRCSP e vogal da Junta Comercial Inez Justina dos Santos e o diretor executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, participaram da reunião.