CFC divulga nota sobre a extinção do curso de Ciências Contábeis

Publicado em 2/1/2019

Ao contrário do que tem sido noticiado na mídia, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem a absoluta convicção de que o curso de Ciências Contábeis não vai ser extinto, pelo contrário, continuará formando profissionais da contabilidade, que irão cumprir o seu papel de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País.

O CFC não pode concordar com os dados apresentados na reportagem veiculada recentemente, fundamentada em um trabalho sem o aval do Ministério da Educação e sem o respaldo de uma pesquisa científica que comprove os resultados demonstrados.

Observe a evolução dos números registrados pelo Inep/MEC quanto à quantidade de alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis nos últimos anos: em 1991 havia 97.223 alunos matriculados nos 262 cursos no país; em 2001, 137.491 matrículas em 596 cursos; em 2011, 289.511 alunos em 1.112 cursos; e, em 2017, 362.042 matrículas em 1.370 cursos. Isso é uma clara demonstração na crença e na confiança, pelos jovens, na Contabilidade, a ciência da informação.

Essa é uma profissão que aprendeu, em séculos de atividade, a se adaptar à realidade e às revoluções. Cremos, sim, na continuidade da transformação da Contabilidade e dos profissionais que abraçam e abraçarão essa importante profissão.

Essa previsão fatalista é, em nossa visão, uma demonstração de desconhecimento da importância da Contabilidade no presente e no futuro.

Fonte: CFC.