CRE divulga data do sorteio público para definição de auditores independentes que passarão pela Revisão Externa de Qualidade em 2019

Publicado em 8/1/2019

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) vai realizar, no dia 16 de janeiro, às 14h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), o sorteio dos auditores independentes que serão selecionados para revisão no programa em  2019.

O CRE, instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos  Auditores Independentes do Brasil  (Ibracon), tem o objetivo de avaliar os procedimentos adotados pelos contadores que atuam como auditores independentes e firmas de auditoria, visando assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, de acordo com a NBC PA 11.

Sobre o CRE

A Revisão Externa de Qualidade, a chamada “Revisão pelos Pares”, é considerada como elemento essencial de garantia da qualidade dos serviços de auditoria independente no âmbito internacional.  O controle de qualidade constitui um dos pontos centrais da NBC PA 11 - Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, aprovada pela Resolução CFC n.º 1.323, de 21 de fevereiro de 2011.

Esta norma aplica-se, exclusivamente, aos contadores que exercem a atividade de auditoria independente com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Mais informações sobre o sorteio, que ocorre no dia 16/1, podem ser obtidas  pelo  e-mail: cre@cfc.org.br ou pelo telefone (61) 3314-9689.

Fonte: CFC – Fabrício Santos.