Dia do Empresário Contábil: organização contábil com registro mais antigo no CRCSP é retrato da evolução da Contabilidade

Publicado em 11/1/2019

No dia 12 de janeiro é comemorado em todo o país o Dia do Empresário Contábil. A data, instituída pela Lei Federal n.º 12.387, de 3 de março de 2011, reconhece a importância das organizações contábeis para o progresso e o desenvolvimento da sociedade.

E para prestar uma merecida homenagem aos empreendedores que estão a frente destas organizações contábeis, o CRCSP realizou uma entrevista com Péricles Ferreira Porto Júnior, proprietário da Auditora Brasileira, organização contábil com o registro ativo mais antigo no CRCSP, sob o número 2SP000009.

Fundada em 1947, por Antonio Ferreira Porto, avô de Péricles, a Auditora Brasileira presta serviços tributários, de auditoria, perícia, entre outros, com um foco especial na consultoria contábil. Júnior, como é conhecido por clientes e funcionários, conta que a história da empresa começou antes, ainda em 1945.

“Meu avô era professor de Contabilidade e contador na Light (empresa de distribuição de energia elétrica que esteve em atividade até 1981). Em 1945, ele fundou com outros professores uma Sociedade Anônima (SA), cujo objetivo era mostrar aos alunos como era o dia a dia de um escritório de contabilidade, mais ou menos como uma incubadora de startups, hoje em dia”, descreve Júnior.

O projeto vigorou por cerca de dois anos, quando, em 1947, Antonio decidiu fundar seu próprio escritório contábil, uma Sociedade Limitada - LTDA. A primeira sede da empresa foi uma sala no Edifício Helena, no centro da capital paulista.

Formado em Ciências Contábeis pela Escola de Comércio da Mooca e registrado no CRCSP desde 17 de novembro de 1947, teve uma vida de dedicação à Contabilidade. Seus filhos, Péricles e Pérsio Ferreira Porto, tornaram-se sócios do escritório, respectivamente, em 1952 e 1959. “A partir desta data meu avô foi progressivamente deixando a gestão do escritório nas mãos deles”, descreve Júnior.

Em 1985, Júnior foi trabalhar no escritório e, em 1995, tornou-se sócio, juntamente com seu pai e seu tio. “Eu sempre estive aqui no escritório, desde criança, e ajudava em algumas funções. Eu brinco que fui alfabetizado com a ficha tríplice, organizando arquivos”, conta Júnior.

Hoje o neto de Antonio Ferreira Porto, Péricles Ferreira Porto Júnior, está no controle da empresa e dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu avô, seu tio e seu pai. Hoje ele é o único proprietário. Após o falecimento de Péricles, em 2005, e de Pérsio, em 2014, o escritório passou de LTDA. para Eireli.

Mudanças

E em quase 72 anos de existência, muita coisa mudou na rotina da Auditora Brasileira. A sede, agora na Avenida Rangel Pestana, a equipe de trabalho e as ferramentas para a prestação do serviço são algumas das transformações citadas por Péricles, que conta como a organização contábil se adaptou a elas ao longo dos anos.

“Quando comecei a trabalhar aqui, há trinta e poucos anos, a escrituração era feita a mão. Hoje temos tudo informatizado. Não apenas implantamos novos sistemas, como buscamos treinamentos e cursos de qualificação e fomos atrás de certificações, que são diferenciais do nosso serviço”, revela Péricles.

A Auditora Brasileira é certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na norma NBR ISO 9001:2015 e pelo Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), emitido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Sobre as mudanças tecnológicas, Péricles ressalta aspectos positivos e negativos. “Por um lado, a tecnologia te dá acesso a mais informações, mais recursos para prestar um serviço de qualidade ao cliente. Por outro lado, o cliente hoje tem uma expectativa de que tudo deve ser imediato, sem entender às vezes a complexidade do trabalho”, destaca.

Mas entre as mudanças que a profissão passou ao longo dos anos, Péricles destaca que algumas coisas permanecem. A relação contador-cliente, por exemplo, é algo que Péricles destaca como uma constante na sua trajetória.

“Existe uma mudança de perfil nos escritórios contábeis. Hoje nosso foco é muito maior na consultoria, por exemplo. E o desafio é encontrar uma fórmula para o que o cliente pague menos imposto, ou maximize seu lucro. Mas sempre de forma legal e honesta, sem sonegação, pois as multas são pesadíssimas”, adverte o empresário contábil.

“Eu tenho clientes que estão conosco há mais de 60 anos, por exemplo. Na área contábil, se você trabalha honestamente e com dedicação, você cria uma carteira de trabalho muito sólida”, declarou o proprietário da Auditora Brasileira.

“A demanda de serviço na área contábil tem uma sazonalidade menor que em outras profissões. As empresas necessitam de serviços contábeis todos os meses do ano”, avalia Júnior.