Profissionais de diversas cidades participam das atividades do CRCSP

Publicado em 18/1/2019

Começando o ano com muito conhecimento e atualização para os profissionais da contabilidade, o CRCSP realizou esta semana uma série de palestras e seminários. Foram 19 atividades realizadas de 15 a 18 de janeiro de 2019, sobre temas como Contabilidade para PMEs, Planejamento Tributário, Instrumentos Financeiros, eSocial, entre outros de grande destaque na atualidade.

As atividades seguem o programa de descentralização de atividades, com a intensificação de eventos do CRCSP no interior, atingindo assim um número cada vez maior de profissionais. Nesta semana, as palestras e seminários foram promovidos nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Catanduva, Guarulhos, Indaiatuba, Itápolis, Itatiba, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Sorocaba.

Para conferir as próximas atividades do CRCSP, acesse o cronograma de atividades, no portal do CRCSP.

Veja aqui um resumo das atividades do CRCSP na semana:

Terça-feira

Na terça-feira, 15, as atividades ocorreram nas cidades de Indaiatuba, Itápolis e Itatiba.

Em Indaiatuba, os profissionais assistiram à palestra “Demonstrações Contábeis - Incluindo Notas Explicativas”, na sede da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci). O delegado do CRCSP em Indaiatuba, José Hélio Luz, fez a abertura da atividade e apresentou o palestrante, Elias da Silveira Cerqueira, ao público.

Os profissionais de Itápolis participaram do seminário “Contabilidade de Custos - Gestão Estratégica para os Negócios”, ministrado por Adilson Aparecido Lanconi, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itápolis. O delegado do CRCSP em Itápolis, José Roberto Biella Costa, fez a abertura da atividade.

Em Itatiba, o tema foi “Tributos sobre o Lucro - Aplicação Prática Envolvendo a NBC TG 32 (R4)”. O palestrante foi Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante e o delegado de Itatiba, Silvio Matteuzzo, fez a abertura da palestra, realizada na Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone.

Quarta-feira

O CRCSP realizou mais cinco atividades na quarta-feira, 16, nas cidades de Bauru, Marília, Santo André, Santos e São José dos Campos.

Os profissionais de Bauru assistiram à palestra “PMEs: Contabilidade, Pontos de Atenção e Aspectos Práticos e Demonstrações dos Fluxos de Caixa”, apresentada na Instituição Toledo de Ensino por Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante. O delegado regional do CRCSP em Bauru, Paulo Roberto Martinello, deu as boas-vindas ao público e convidou os presentes a participarem do Summit Contábil, que acontecerá dia 8 de fevereiro em Bauru. O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Bauru (Sindcon Bauru), Paulo Braga, prestigiou a palestra.

Em Marília, a palestra ocorreu na Casa do Contabilista. O especialista Nelson Luiz Fernandes Bravo falou sobre “Planejamento Tributário - Aspectos Contábeis e Fiscais”. A abertura foi realizada pelo delegado regional do CRCSP em Marília, Ruberlei Rocha Machado.

No Senac de Santo André, o CRCSP promoveu a palestra “Demonstrações Contábeis - Incluindo Notas Explicativas”, tema apresentado por Juliano Pereira Resende. O delegado regional em Santo André, José Carlos Testa, coordenou a realização da palestra.

Os “Procedimentos Contábeis e Fiscais para o Encerramento do Exercício 2018” foram tema da palestra realizada em Santos, na sede do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (Sinconsantos). O delegado regional Adilson Bulo Júnior apresentou a palestrante, Lílian Carla da Silva, aos profissionais.

Já em São José dos Campos, o tema foi “Instrumentos Financeiros: NBC TG 48, NBC TG 39 (R5) - Apresentação, NBC TG 40 (R3)”. A palestra foi ministrada por Nabil Ahmad Mourad, na sede da Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon), sob coordenação da delegada regional do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos.

Quinta-feira

O CRCSP realizou mais dez atividades na quinta-feira, 17, nas cidades de Araraquara, Campinas, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba.

Araraquara recebeu a palestra “Ativo Imobilizado”, ministrada por Nabil Ahmad Mourad, no auditório da Morada do Contabilista. O delegado regional em Araraquara, Benedito Salvador Carlos, realizou a abertura.

Para falar sobre “Planejamento Tributário - Aspectos Contábeis e Fiscais”, o CRCSP levou a Campinas o especialista Paulo Vítor Dias Furlan. A delegada regional em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, fez a abertura da palestra, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon Campinas).

Em Catanduva, o tema foi “Trabalhista - Previdenciário - Aspectos Contábeis”, com a especialista Valéria de Souza Telles. O delegado do CRCSP em Catanduva, Fernando Baldan Neto, fez a abertura da palestra, realizada no campus do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (Imes).

Em Guarulhos, a palestra foi realizada no auditório do Colégio Internacional Torriceli. José Sérgio Fernandes de Mattos falou aos profissionais guarulhenses sobre “Procedimentos Contábeis e Fiscais para o Encerramento do Exercício de 2018”. A abertura foi realizada pelo delegado regional do CRCSP em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano.

O delegado regional Valdir Donizete Segato fez a abertura da palestra em Jundiaí, realizada no campus do Senac. O palestrante foi Antônio Sérgio de Oliveira, que falou sobre “Novidades Fiscais: EFD Reinf - Principais Aspectos, Bloco K, eSocial e DCTFWeb”.

Em Piracicaba, o tema foi “Notas Explicativas (Elaboração e Divulgação - Principais Pontos) - Foco nas MEs, EPP e PMEs”. A palestra foi apresentada por Tiago Nascimento Borges Slavov, na sede do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop) e escritório regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) em Piracicaba. O delegado regional do CRCSP em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves, coordenou a atividade.

Os profissionais de Presidente Prudente atualizaram seus conhecimentos sobre “Demonstrações Contábeis - Incluindo Notas Explicativas com Base na NBC TG 26 (R5) - Apresentação das Demonstrações Contábeis”, tema apresentado por Sérgio Alexandre de Souza. O delegado do CRCSP em Rancharia, Renato Paes de Oliveira, representou o Conselho na palestra, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (SindcontPP), Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente (Assescopp) e escritório regional do Sescon-SP em Presidente Prudente.

Ribeirão Preto recebeu o seminário “Contabilidade Rural – NBC TG 29 (R2) - Aspectos Práticos”, ministrado pelo palestrante Adílson Torres no Centro Universitário Estácio, sob a coordenação do delegado regional em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha.

Na Universidade de Sorocaba (Uniso), campus Cidade Universitária, o CRCSP promoveu a palestra “Demonstrações Contábeis - Incluindo Notas Explicativas”. O delegado regional do Conselho em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima, fez a abertura e apresentou o palestrante, Elias da Silveira Cerqueira, ao público.

Em São João da Boa Vista, os profissionais assistiram à palestra “Dirf - Atualização”, ministrada por Antônio Wanderlan Pereira Saraiva, no auditório do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob). O delegado regional em São João da Boa Vista, Antônio Baesso Júnior, coordenou a atividade.

Sexta-feira

E encerrando a semana, sexta-feira, 18, foi dia de palestra em Araçatuba, sobre “Planejamento Tributário - Aspectos Contábeis e Fiscais”. O tema foi apresentado por Walter Luiz Quaglio, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba. A atividade foi coordenada pelo delegado regional do CRCSP em Araçatuba, Marco Antônio de Campos Salles.