Exame de Qualificação Técnica (QTG) terá duas edições em 2019: inscrições da 19ª edição já estão abertas

Publicado em 19/2/2019

A partir deste ano, o contador que deseja atuar como auditor independente terá duas oportunidades para fazer as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG) e a específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Na 19ª edição do Exame de Qualificação Técnica, cujas inscrições começam no dia 19 de fevereiro de 2019, o profissional poderá fazer apenas as provas QTG e específica para atuação na CVM. A prova para QTG acontece no dia 22 de maio e a da Comissão de Valores, no dia 23 de maio.De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Lucélia Lecheta, “um dos motivos para a realização de dois exames no ano foi o maior interesse dos profissionais no exercício da atividade de auditor independente”. A 20ª edição do QTG acontecerá no segundo semestre. Serão aplicadas as provas de Qualificação Técnica Geral (QTG), no dia 23 de setembro; específica para atuação nas instituições reguladas pela CVM, no dia 24/9; BCB, no dia 25/9, e Susep, no dia 26/9. As inscrições estão previstas para começarem em julho.3ª edição da prova para Perito ContábilA terceira edição do Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil será realizada no dia 27 de setembro. O conteúdo programático da segunda edição do exame cobrou dos candidatos as matérias: Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à Legislação Processual Civil aplicada à Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual Pericial afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito. A inscrição para o terceiro exame está prevista para começar no mês de julho.Sobre o EQT O Exame de Qualidade Técnica tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e as competências técnico-profissionais dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, BCB e Susep, para obtenção de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC). O Exame se destina aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.Tome Nota!

19ª Exame de Qualificação Técnica Auditoria – provas QTG e CVMInscrições: das 9h, do dia 19/2, às 14h, do dia 20 de março.

Data das provas: 22 de maio de 2019, das 14h às 18h – QTG23 de maio de 2019, das 14h às 18h – CVM

Para ler o edital completo clique aqui

Agende-se!

20ª Exame de Qualificação Técnica - provas QTG, CVM, BCB e SusepPrevisão para inscrições: julho de 2019Prova QTG – 23 de setembroProva específica CVM - 24 de setembroProva específica BCB - 25 de setembroProva específica Susep – 26 de setembro3ª edição Prova Perito Contábil – 27 de setembro

Previsão da publicação em edital: julho 2019

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Santos.