Grupos de Estudos discutem o Relato Integrado e a regulamentação da sua asseguração

Publicado em 19/2/2019

No dia 19 de fevereiro de 2019, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), foi realizada a primeira reunião conjunta do Grupo de Estudo (GE) que visa à regulamentação do Relato Integrado com os membros do GE para Regulamentação da Asseguração do Relato Integrado, sendo que o primeiro trata da preparação do Relato Integrado e o outro, da sua asseguração.

Durante a reunião foram discutidos os objetivos de cada grupo, as tendências mundial e local do Relato Integrado, assim como o processo de emissão, sempre que possível, de normas alinhadas aos padrões internacionais. Outro ponto debatido que merece destaque foi se as normas do Relato Integrado que serão emitidas terão o cumprimento voluntário ou mandatário. Uma das tendências locais foi o destaque de que o Tribunal de Contas da União já tornou obrigatória a divulgação do Relato Integrado para várias entidades da administração pública, incluindo o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade.

Segundo o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, “essa primeira reunião teve como foco discutir os objetivos maiores de cada grupo, passando pela preparação, a asseguração e a normatização do Relato Integrado. Além disso, vamos trabalhar estratégias de comunicação e desmistificação sobre o que é o Relato Integrado e discutir aspectos vinculados com a obrigatoriedade ou não da sua adoção,” disse.

Os grupos se reunirão no mínimo a cada bimestre, sendo que a próxima reunião ocorrerá no dia 22 de março de 2019, em São Paulo (SP) para apresentação dos coordenadores operacionais do planejamento e cronograma de ações.

O Grupo de Estudos (GE) para viabilizar a regulamentação do Relato Integrado e dos demais Relatórios de Sustentabilidade foi instituído pela Portaria CFC n.º 324, de 18 de setembro de 2018. Integram o GE os seguintes contadores: Idésio da Silva Coelho Júnior (coordenador executivo), Vânia Maria da Costa Borgerth (coordenadora operacional), Fabrício do Nascimento Moreira, Fábio Moraes da Costa, Alexandre Sanches Garcia, Valério Vitor Bonelli, Davi Navarro Ciasca, Marta Cristina Pelucio Grecco, Claudio Avelino Mac Knight Filippi, Viviene Alves Bauer e Luis Paulo César Silveira.

Integram o Grupo de Estudos (GE) para a Regulamentação da Asseguração do Relato Integrado e demais Relatórios de Sustentabilidade os contadores: Idésio da Silva Coelho Júnior (coordenador executivo), Eduardo Flores (coordenador operacional), Adriana Caetano, Aloísio Rodrigues da Silva e Vânia Maria da Costa Borgerth. Esse GE foi instituído pela Portaria CFC n.º 325, de 18 de setembro de 2018. Para saber mais sobre os fundamentos do Relato Integrado no Brasil, clique aqui.

Fonte: Comunicação – Daniel Bruce.