Presidente, vice-presidentes e conselheira do CRCSP participam de evento sobre ambiente de negócios no Brasil

Publicado em 26/2/2019

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, e os vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional), Cibele Pereira Costa (Registro) e a conselheira Inez Justina dos Santos participaram do evento “Melhoria do Ambiente de Negócios – Doing Business Brasil 2020.

O evento, que aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2019, no Palácio dos Bandeirantes, foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério da Economia.

Foram quatro as áreas abordadas, consideradas críticas para o ambiente de negócios do Brasil: abertura de empresas, pagamento de impostos, comércio internacional e registro de propriedade. Estas áreas estão entre aquelas em que o Brasil é pior avaliado.

A abordagem partiu do documento publicado pelo Banco Mundial – o relatório Doing Business, que compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em quase 200 economias e cidades. O estudo considera indicadores como obtenção de crédito, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

Em 2018, o documento registrou um número recorde de reformas ao redor do mundo. No período entre 2 de junho de 2017 e 1° de maio de 2018, foram introduzidas 314 reformas regulatórias no ambiente de negócios de 128 economias.

O Brasil ficou na 109ª colocação no ranking geral. O País foi a economia com o maior número de reformas da América Latina e Caribe, com quatro realizadas.

Estavam presentes na abertura do evento o governador João Dória, o prefeito de São Paulo Bruno Covas, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Floriano Peixoto, o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, a secretária Especial de Modernização do Estado, Márcia Amorim, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.