Sessão plenária do CRCSP tem homenagem e visitas

Publicado em 28/2/2019

Os conselheiros do CRCSP, durante a sessão plenária realizada no dia 28 de fevereiro de 2019, prestaram uma homenagem ao funcionário Paulo Fernando da Costa Pimenta pelos seus 25 anos de trabalho no Conselho.

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, acompanhada pelos vice-presidentes José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e Cibele Pereira Costa (Registro) parabenizaram o funcionário e lhe entregaram uma placa com os dizeres: “25 anos é uma conquista de quem faz o dia a dia uma demonstração de dedicação, persistência e profissionalismo. Parabéns por esta grande trajetória”.

Convidados pela presidente Marcia, o presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), Eduardo Augusto Rocha Pocetti, e o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, compareceram à sessão plenária.

Pocetti fez uma explanação aos conselheiros sobre a entidade que preside. “O Glenif nasceu em 2011, de uma iniciativa brasileira”, contou Pocetti. “Funcionamos como um órgão consultivo junto ao International Accounting Standards Board (Iasb), discutindo aspectos técnicos das Normas Internacionais de Contabilidade, em um trabalho semelhante ao do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).”

Composto por membros de 16 países, o Glenif, segundo Pocetti, não é um órgão político, e sim técnico. “Trabalhamos bastante para implantar as IFRS – as Normas Internacionais de Contabilidade, em muitos países”, disse Pocetti. “Não é fácil porque muitos países não têm órgãos reguladores, como o Brasil”, finalizou.

Relato e Código

O conselheiro Joaquim Monteiro, que foi vice-presidente de Registro do CRCSP na gestão 2010-2011, disse que é sempre um prazer retornar ao Conselho, onde foi conselheiro durante muitos anos.

“No CFC”, disse Monteiro, “a discussão do momento é a elaboração do Relato Integrado, que já está sendo feita pelo CRCSP, inclusive”. Além do Relato Integrado, Monteiro lembrou que o CFC aprovou o novo Código do Profissional da Contabilidade, que começa a valer a partir de 1º de junho de 2019.

A presidente Marcia e os vice-presidentes externaram aos visitantes a alegria de suas presenças na sessão plenária do CRCSP. “É muito bom ver a Contabilidade brasileira representada no exterior por um contador de São Paulo”, disse o vice-presidente Donizete ao Pocetti.

“Obrigada por nos visitar e nos situar com relação aos procedimentos do CFC”, disse Marcia ao conselheiro Monteiro.

A sessão plenária seguiu uma pauta de assuntos do CRCSP, que foram discutidos e postos à votação.