Contador brasileiro é nomeado para o board do Iasb

Publicado em 12/3/2019

Os curadores da Fundação IFRS, responsáveis pela governança e supervisão do International Accounting Standards Board (Iasb), indicaram os contadores Tadeu Cendón Ferreira (Brasil) e Rika Suzuki (Japão) como membros do board. A indicação foi divulgada em 12 de março de 2019 pela Fundação IFRS.

“Tenho a certeza de que o colega Tadeu Cendón dará continuidade ao trabalho que o Brasil vem fazendo junto ao Iasb que, nos últimos quatro anos, foi realizado pelo nosso representante, o também contador, Amaro Gomes”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda. Para ele, a presença de um contador brasileiro no board representa o reconhecimento do Iasb à importância do Brasil no cenário internacional. “Isso foi ratificado com a escolha de um contador brasileiro para ocupar essa vaga na Diretoria das Américas”, concluiu Breda.

Hans Hoogervorst, presidente do board do Iasb, disse que Tadeu e Rika trazem fortes habilidades técnicas e extensa experiência para o board, e afirmou estar ansioso para trabalhar com eles.

Tadeu Cendón Ferreira é contador registrado no CRCSP, sob o número SP-188352/O, e possui quase três décadas de experiência em auditoria e consultoria. O profissional é oriundo da PwC Brasil, de onde foi sócio e trabalhou como responsável em fornecer consultoria contábil para equipes de auditoria e empresas multinacionais que reportam as Normas IFRS. Cendón também atuou como diretor de Desenvolvimento Profissional no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Rika Suzuki é atualmente líder de IFRS e sócia da PwC Aarata LLC no Japão, onde presta consultoria em contabilidade e emissão de relatórios de acordo com as Normas IFRS, Japanese GAAP e US GAAP. Ela também supervisiona revisões de transição e aplicação de IFRS para grandes multinacionais e outras empresas listadas em bolsas de valores. Rika Suzuki foi membro do Comitê Especial de Implementação IFRS do Conselho de Normas Contábeis do Japão (ASBJ), onde também presidiu os Grupos de Trabalho do Instituto Japonês de Contadores Públicos Certificados (JICPA) para os Padrões Internacionais Modificados (JMIS) do Japão e o Reconhecimento de Receitas.O contador Tadeu Cendón Ferreira preencherá um dos assentos da diretoria das Américas, que ficará vago com a saída do também contador brasileiro Amaro Gomes, que deixará o cargo quando seu segundo mandato se encerrar, em 30 de junho de 2019. Rika Suzuki ocupará a vaga de Takatsugu Ochi.

Sobre o Iasb O International Accounting Standards Board (Iasb) tem como objetivo desenvolver, com base em princípios claramente articulados, um conjunto único de normas de contabilidade de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente.É um órgão independente, emissor de normas contábeis, supervisionado por uma junta de fiduciários diversificada geográfica e profissionalmente e presta contas ao Conselho de Monitoramento (Monitoring Board) constituído por autoridades representativas do mercado de valores mobiliários.Apoiado pelo Conselho Consultivo de IFRS (IFRS Advisory Council) e pelo Comitê de Interpretações de Relatório Financeiro Internacional (IFRS Interpretations Committee), ambos externos ao Iasb que lhe oferecem orientações para tratar as divergências quanto à interpretação das normas emitidas.Mantém um processo de elaboração de normas sistemático, aberto, participativo e transparente, interagindo com investidores, reguladores, empresários e com a profissão contábil em geral, em cada estágio do processo.(link para o release da Fundação IFRS: https://www.ifrs.org/news-and-events/2019/03/tadeu-Cendón-and-rika-suzuki-appointed-to-the-international-accounting-standards-board/).

Fonte: Comunicação CFC, com informações da Fundação IFRS – Andréa Rosa.