Conexão CRCSP leva conhecimento a profissionais de 32 cidades do estado

Publicado em 13/3/2019

Em 14 de março de 2019, o CRCSP realizou em sua sede mais uma Conexão CRCSP, atividade com transmissão ao vivo para diversas regiões do Estado de São Paulo. Esta edição abordou o tema “Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, Declaração de Bens e Direitos no Exterior - Banco Central” e foi transmitida para 32 cidades.

Os palestrantes foram os peritos Antônio Carlos Bordin, Clóvis Rodrigues de Abreu e Ricardo Oliveira de Jesus. O conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho realizou a abertura da atividade na sede do CRCSP. Nas cidades em que ocorreram a transmissão, a abertura da atividade foi realizada pelos delegados do CRCSP.

Entre os tópicos da apresentação, Bordin e Abreu apresentaram as novidades na declaração do Imposto de Renda deste ano, os pontos que levam o contribuinte para a malha fina, a declaração ao Banco Central de bens e direitos no exterior, entre outros assuntos relacionados.

A Conexão CRCSP foi exibida para os profissionais das cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Bariri, Botucatu, Cruzeiro, Fernandópolis, Garça, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapevi, Itararé, Jaú, Lins, Osasco, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, São José do Rio Pardo, Santa Bárbara d’Oeste, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São Roque, Sorocaba, Sumaré, Taubaté e Teodoro Sampaio. A transmissão teve o apoio dos delegados do CRCSP na organização da atividade.

Outras atividades

Em 14 de março, aconteceu na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) mais uma Reunião do Grupo IFRS, sobre o tema “Demonstrações Contábeis – Incluindo Notas Explicativas”. O palestrante foi o especialista Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante; o conselheiro Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior representou o CRCSP.

O CRCSP também participou do 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, que ocorreu de 12 a 14 de março, em Curitiba, Paraná. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, foi um dos debatedores do painel “Discussões dos Conselhos: compliance, governança corporativa e educação continuada”, realizado no dia 14.

A semana do CRCSP também teve atividades para estudantes de duas instituições de ensino. Os alunos de Ciências Contábeis da Universidade Nove de Julho (Uninove) visitaram a sede do Conselho em 13 de março de 2019. Eles vieram acompanhados pelo professor Otacílio de Morais Souza e conheceram o Espaço Cultural CRCSP, a biblioteca do Conselho e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho. A programação incluiu ainda uma palestra sobre a carreira contábil e uma atividade prática sobre a ética na profissão contábil, ministradas pelos conselheiros Jairo Balderrama Pinto e Carlos Alberto Vieira, respectivamente, no auditório e na Sala das Entidades.

Na sexta-feira, 15, acontece a visita dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Barueri e de Ribeirão Pires. O conselheiro Takeru Horikoshi recepciona as turmas e apresenta o Conselho aos visitantes.

Summit Contábil em Santos

Em 15 de março, o CRCSP realiza em Santos o Summit Contábil, encontro que leva aos profissionais do litoral paulista os principais temas da área contábil na atualidade. O profissional que perdeu o prazo para fazer sua inscrição online, ainda poderá fazê-lo no local.

A cobertura do Summit Contábil em Santos será publicada em tempo real no portal www.convecon.com.br.