Conselheiro do CRCSP participa de reunião com a secretária de Desenvolvimento Econômico

Publicado em 26/3/2019

Políticas públicas para promover o empreendedorismo, inovação e geração de emprego foram os principais assuntos debatidos em 26 de março de 2019, no encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem) com a nova equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, liderada pela secretária Patrícia Ellen da Silva. A Frepem estava representada pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e duas dezenas de dirigentes de instituições empresariais, universidades e agências de fomento. O conselheiro Renato Prone Teixeira da Silva representou o CRCSP na reunião.

Os representantes da Frente apresentaram uma pauta de temas de interesse do setor, tais como: inovação tecnológica para pequenas empresas, implantação da nova lei de compras públicas com tratamento diferenciado para MPEs, programa de educação empreendedora da rede pública de ensino, plano estadual de desburocratização - Empreenda Fácil e internacionalização de pequenas empresas.

Itamar Borges falou que “várias leis já foram formuladas pela Frente, aprovadas na Assembleia, e agora o maior desafio é implantar essas políticas, criar indicadores de avaliação e ampliar a escala de atendimento. Por exemplo, na rede estadual foram testadas metodologias, mais de 3 mil professores foram capacitados, alguns milhares de alunos já desenvolvem atividades, mas precisamos levar essa oportunidade aos 4 milhões de alunos das escolas do estado. Da mesma forma, precisamos ampliar os programas de acesso à inovação e ao crédito, além de outros programas”, destacou o parlamentar.

Os representantes do Sescon-SP, Facesp, Faesp, Cietec, Mackenzie, Fapesp, CRCSP, Fiesp, Sebraesp, Ocesp/Sescoop, Agências de inovação da USP, Unesp, Unicamp e Paula Souza fizeram breves relatos de suas ações no âmbito da Frente Parlamentar.

A secretária identificou grande convergência entre essas exposições e seus desafios no governo: “Acabo de chegar do Vale do Anhangabaú, onde mais de 20 mil pessoas estavam na fila para preencher 6 mil vagas de emprego. Não podemos ficar parados! Precisamos apoiar essas pessoas e o melhor caminho é o do empreendedorismo”. Patrícia Ellen apontou três políticas que irá focar em sua gestão, “para as pessoas que querem trabalhar e não tem emprego precisamos oferecer apoio, capacitação e pequenos empréstimos do Banco do Povo, para serem empreendedores individuais ou pequenos empresários. Para as pequenas empresas do comércio, indústria e serviços, que geram empregos, precisamos reduzir a burocracia, promover o acesso a novas linhas de crédito, inovação e mercados internos e externos. E para as empresas de alta tecnologia, startups que se tornam unicórnios globais, precisamos divulgar seus exemplos e os programas das universidades e da Fapesp que promoveram essas empresas”, resumiu a secretária. Algumas das ações da pasta serão apresentadas na reunião de relançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, no dia 9 de maio. Pela Secretaria também participaram assessores do gabinete e coordenadores das seguintes áreas: empreendedorismo; micro e pequenas empresas; ensino superior; ciência, tecnologia e inovação; produtividade e desenvolvimento sustentável; competitividade, indústria, comércio e serviços.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa da Frepem – Felipe Tonet, Samantha Nascimento.

ômico