Sessão no Congresso Nacional celebra o Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado em 22/4/2019

Representantes do Sistema CFC/CRCs, profissionais da contabilidade e líderes de entidades do setor contábil participaram, em 22 de abril de 2019, no Plenário do Congresso Nacional, em Brasília (DF), da sessão solene proposta pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, que será comemorado no dia 25 de abril.  O vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio  Breda. O deputado Hildo Rocha é pós-graduado em Contabilidade Pública.

Ao fazer a abertura da sessão, o deputado ressaltou a importância da Contabilidade para o país. “Sem dúvida, é uma das profissões mais importantes do mundo”, pontuou. Na ocasião, o deputado leu uma mensagem do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para celebrar a data.

Segundo a mensagem do presidente da Câmara, “os profissionais da contabilidade contribuem com a dinâmica dos negócios no Brasil”. Para Maia, “os profissionais, no dia a dia do seu trabalho, colaboram para que o cidadão - pessoa física - consiga gerir a sua vida fiscal de  forma segura e correta. No âmbito das organizações, têm uma participação decisiva para o seu funcionamento e,  em diferentes graus e situações, podem responder pela transparência das operações financeiras”. Para assistir ao início da solenidade e à mensagem, na íntegra, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lida pelo deputado Hildo Rocha, clique aqui.

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de  nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia dos contabilistas brasileiros”. O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, citou a frase do então senador João Lyra, dita no dia 25 de abril de 1926, como forma de agradecimento aos profissionais da época.

Bezerra destacou que a Contabilidade é a linguagem universal dos negócios e compreendida em diversos idiomas. Ele ainda reforçou a importância do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nesse contexto. “O CFC não tem medido esforços, firmando parcerias com organismos internacionais, para que a contabilidade brasileira esteja entre as mais importantes do mundo”, disse.

No Brasil, o CFC mantém importantes  parcerias com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a exemplo da Secretaria do Tesouro Nacional, Receita Federal, Ministério da Transparência, Tribunal Superior Eleitoral,  Tribunal de Contas da União, entre outros.

Joaquim afirmou, ainda, que o CFC está de portas abertas para contribuir com os projetos que envolvam o desenvolvimento da nação  e projetos que contribuam com o combate à corrupção. “Ganhamos, nos últimos anos, cada vez mais respeito e credibilidade. Por meio da grande mídia, mostramos à sociedade brasileira o que somos, o que fazemos e o que podemos fazer para contribuirmos com a ordem e o progresso da nossa nação”. Para assistir ao discurso, na  íntegra, do vice-presidente de Política Institucional  do CFC, Joaquim Bezerra, clique aqui.

O presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antônio Maldonado Sant´Anna,  citou alguns pontos importantes defendidos pelo Instituto atualmente. Segundo ele, “o Ibracon aproveita todas as oportunidades de mídia e espaço público para poder compartilhar com a sociedade a importância do serviço de auditoria independente”.  Outro ponto destacado pelo presidente foi o trabalho intensivo na difusão dos princípios contábeis  internacionais. “O Brasil é partícipe disso e estamos trabalhando na disseminação desses princípios em todo o mercado nacional, além de treinar e incentivar a sua aplicação”. Assista ao discurso, na íntegra,  do presidente do Ibracon clicando aqui.

Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas e Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), elogiou a atuação das três entidades – Fenacon, Ibracon e CFC – para o crescimento e manutenção da profissão no país. Approbato fez uma explanação das atividades desenvolvidas atualmente pela Federação e lembrou que a Lei n.º 12.249/2010 extinguiu o termo “contabilista e  passou a adotar o termo profissional da contabilidade, que se refere aos contadores e técnicos. Isso é importante porque dá uma dimensão  de toda a categoria”, esclareceu.

Na oportunidade, Approbato falou, também, sobre a atividade do sistema federativo que compreende 37 sindicatos patronais existentes no país. Para assistir ao discurso proferido pelo presidente da Fenacon, na íntegra, clique aqui.

A mesa de honra foi composta pelo deputado federal Hildo Rocha;  pelo presidente do Ibracon, Francisco Antônio Maldonado Sant´Anna; pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra; pelo presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, e pelo vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal,  Daniel Chaves Fernandes. Participaram também da solenidade o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, e funcionários do Conselho Federal de Contabilidade.

Sessão solene homenagem Dia do Profissional da Contabilidade

Assista ao vídeo completo aqui.

A Contabilidade brasileira em números

*Dados da área de Registro do Conselho Federal de Contabilidade

Total de profissionais no país: 517.947Contadores:  349.086Técnicos em Contabilidade: 168.861Organizações Contábeis (Empresário, MEI e Eireli):  67.385

A contabilidade por  gêneroMasculino: 57,3%Contador: 189.110Técnico: 107.860Total: 296.970Feminino: 42,6%Contadora: 159.976Técnica:  61.001Total: 220.977

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Lourenço.