Revisão do Comunicado CTA 25 é publicado pelo CFC

Publicado em 22/4/2019

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de abril de 2019 a revisão (R1) do Comunicado Técnico do Auditor (CTA) 25 – Emissão do Novo Relatório do Auditor Independente. A norma atualiza e dá nova redação ao comunicado e pode ser conferida na íntegra no portal do CFC.

O CTA 25 (R1) orienta os auditores independentes para a emissão do relatório sobre as demonstrações contábeis dos exercícios encerrados a partir de 31 de dezembro de 2016. O novo modelo de relatório do auditor independente está alinhado com as Normas Internacionais de Auditoria (International Standards on Auditing - ISAs), emitidas pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB).

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, explicou que foram incluídos no CTA 25 (R1) dois novos modelos de relatório: contendo opinião sobre o balanço patrimonial e abstenção de opinião sobre o desempenho das operações e fluxos de caixa e outro para entidade não listada com valores mobiliários emitidos com esforços restritos, nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (ICVM) n.º 476/2009.

Outras modificações incluem esclarecimentos sobre os itens 9 e 10 dos Principais Assuntos de Auditoria (PPAs); sobre duas estruturas de relatório financeiro (itens 16 e 17); sobre a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), quando o auditor expressar opinião modificada, abstenção de opinião ou opinião adversa (item 19); quando o auditor pode reportar outras informações que não são exigidas (itens 27 a 29) e sobre abstenção de opinião (item 31), entre outros ajustes.

*Com informações do CFC.