CRCSP participa de homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP

Publicado em 25/4/2019

Na noite da última quinta-feira (25), a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcia Ruiz Alcazar, compareceu à sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) para prestigiar a solenidade em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril. Durante a solenidade, foi realizada a entrega da 18ª edição do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade, que premia e incentiva estudantes do curso de Ciências Contábeis que contribuem com pesquisas acadêmicas e científicas para a área contábil. Também foi concedida uma bolsa de estudo integral em curso de pós-graduação na Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (Fecap).

“É imensa a alegria de estar aqui, representando o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo que realizou uma homenagem tão linda ao nosso dia, o Dia do Profissional da Contabilidade”, disse a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.

Além da presidente do CRCSP, compuseram a mesa diretora o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, gestão 2017-2019, Antonio Eugenio Cecchinato; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Lima Júnior; o pró-reitor de Graduação e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fecap, Ronaldo Fróes de Carvalho; o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo; a vereadora do Partido Social Democrático (PSD) por São Paulo, Edir Sales, e o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Nadeo.

O evento contou, ainda, com as presenças do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Donizete Valentina, do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e da vice-presidente de Registro, Cibele Pereira Costa.

Um dia para chamar de nosso

Em 1926, o senador e Patrono dos Contabilistas, João de Lyra Tavares,instituiu o dia 25 de abril como o Dia do Contabilista Brasileiro. No entanto, a regulamentação da profissão só aconteceu em 30 de abril de 1931, com o Decreto n.º 20.158, que oficializou as Ciências Contábeis no Brasil.

O dia da homenagem foi oficialmente instituído em 23 de maio de 1979, pela Lei Estadual n.º 1.989. Desde 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renomeou a data para o “Dia do Profissional da Contabilidade”, homenageando não só os contadores — que possuem formação superior em Ciências Contábeis —, mas também os técnicos em contabilidade — aqueles que têm formação técnica em Contabilidade.