Semana do CRCSP tem reunião técnica para peritos e atividades para estudantes da área contábil

Publicado em 26/4/2019

As novidades na área do direito previdenciário e trabalhista e a orientação aos estudantes de Ciências Contábeis sobre a futura profissão foram focos das atividades do CRCSP de 22 a 26 de abril de 2019. Durante a semana, foram três palestras em instituições de ensino, uma visita técnica de estudantes de Ciências Contábeis de Taquara, do Rio Grande do Sul, e uma reunião técnica para peritos contábeis, realizada em parceria com a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp).

Realizada na sexta-feira, 26, a Reunião Técnica para Peritos Contábeis abordou o tema “Direito Trabalhista e Previdenciário – Pontos Relevantes”. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, e o presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo, realizaram a abertura a atividade e destacaram a importância da atualização constante neste segmento da Contabilidade.

“Este foi um dos temas sugeridos nas reuniões técnicas realizadas no ano passado. Por isto, trouxemos hoje dois dos maiores especialistas em previdência e na área pericial”, destacou o vice-presidente do CRCSP.

“Para nós da Apejesp é motivo de orgulho ver este auditório cheio de peritos buscando atualização. Esperamos que vocês aproveitem o conhecimento compartilhado hoje”, destacou o presidente da Apejesp.

Os conselheiros do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati e Marcelo de Almeida Prado coordenaram a reunião técnica e apresentaram ao público os palestrantes convidados: o subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, e o diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, que apresentaram um panorama sobre as mudanças previstas na previdência e sobre o funcionamento e a operacionalização da Justiça do Trabalho.

O vice-diretor Financeiro do IPC, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, o presidente do Conselho Deliberativo da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, o conselheiro do CRCSP Takeru Horikoshi e o diretor executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, também participaram da atividade.

Conhecendo a profissão

Na segunda-feira, 22, o CRCSP promoveu duas atividades para os futuros contadores. Em Hortolândia, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Donizete Valentina, apresentou o tema “Carreira: Auditoria” aos alunos da Faculdade de Hortolândia (FACH), no auditório da instituição de ensino. O delegado do Conselho na cidade, Hermison Alves de Moraes, também estava presente.

Também na segunda-feira, os alunos da Faculdade de Mauá tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a atuação do perito contábil. A palestra “Carreira: Perícia” foi ministrada pelo conselheiro Marcelo de Almeida Prado. O delegado do CRCSP em Ribeirão Pires, Oduvaldo Costa, representou o Conselho.

Na terça-feira, 23, foi a vez de Itaquaquecetuba sediar mais uma atividade para estudantes de Ciências Contábeis. Os alunos da Univeritas UNG assistiram à palestra “Carreira: Orientação aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão”, apresentada pelo conselheiro do CRCSP Adriano Gilioli. O delegado regional do CRCSP em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, também participou da atividade.

Quinta-feira, 25, foi dia de visita no Conselho. Os alunos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) vieram de Taquara, no Rio Grande do Sul, para conhecer a sede do CRCSP, em São Paulo. A professora Kélim Bernardes Sprenger acompanhou os estudantes, que conheceram a Biblioteca Nelson Rodrigues, o Espaço Cultural CRCSP e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho. A turma foi recepcionada no CRCSP pelo conselheiro Wanderley Aparecido Justi Júnior, que apresentou no auditório a palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho” e coordenou, na sala das Entidades, uma atividade prática sobre o Código de Ética Profissional do Contador.