Melhores formandos de Ciências Contábeis recebem Diploma de Mérito Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, no CRCSP

Publicado em 3/5/2019

Em 3 de maio de 2019, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos em homenagem aos melhores formandos de Ciências Contábeis.

Indicados por suas respectivas instituições de ensino, 17 bacharéis foram agraciados com o Diploma de Mérito que, nesta edição, presta homenagem ao contador e conselheiro do CRCSP, Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, uma das maiores referências na área contábil.

O evento começou com a exibição de um vídeo emocionante sobre a história de Sebastião, que incluiu depoimentos dos familiares e amigos do patrono desta edição. Após o vídeo, Rosa Maria Pinto Gonçalves dos Santos, viúva de Sebastião, falou aos presentes sobre o exemplo de pessoa que ele foi, tanto como profissional como na vida privada.

“Esta é uma homenagem merecida. Ele sempre buscou fazer o seu melhor em tudo e era uma pessoa muito querida por todos que o conheciam. Agradeço de coração tudo que vocês fizeram por ele”, disse Rosa aos representantes do CRCSP e das entidades contábeis presentes na solenidade.

Em nome de Sebastião e como reconhecimento por toda a dedicação do contador à profissão contábil, Rosa recebeu também um diploma de mérito entregue pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, pelo presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho, José Aparecido Maion, e pelo conselheiro do CRCSP licenciado Carlos Roberto Matavelli.

A presidente Marcia também destacou a importância de Sebastião para a profissão contábil e recomendou aos bacharéis que iniciam suas carreiras que mirem em seu exemplo de dedicação, seriedade e comprometimento. “Todos nós que convivemos com o Sebastião, que tivemos o privilégio de tê-lo como amigo, nos emocionamos com tudo o que aprendemos com esta grande personalidade da Contabilidade brasileira. Queremos deixar o nosso agradecimento e o nosso abraço à família do querido amigo Sebastião por permitir que o Conselho preste essa homenagem a tão ilustre personalidade”, declarou a presidente do CRCSP na abertura da solenidade.

Na sequência foi realizada a entrega dos Diplomas de Mérito, que contou com a participação da presidente do CRCSP e de representantes das entidades congraçadas, tais como o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, o vice-presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, o diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, o vice-diretor Financeiro do IPC, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o secretário de Finanças da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), José de Souza.

Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do CRCSP de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Aparecido Maion, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e a vice-presidente de Registro, Cibele Pereira Costa.

Em memória

A solenidade de entrega dos Diplomas de Mérito aos melhores alunos dos cursos superiores de Contabilidade leva o nome do contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, que foi um dos patronos da solenidade em 2017, e faleceu em outubro do mesmo ano.

Ele foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) de 2008 a 2017. Também foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) na gestão 2005-2007 e foi homenageado pelo CRCSP com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que premia os profissionais de reputação ilibada.

Veja as fotos dos melhores formandos.