CRCSP participa da primeira reunião de 2019 da Frente Parlamentar de Empreendedorismo

Publicado em 9/5/2019

Em 9 de maio de 2019, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcia Ruiz Alcazar, participou da primeira reunião geral deste ano da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), no auditório do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP). Durante o evento, foram discutidas ações para a redução da burocracia e a melhoraria do ambiente empreendedor.

O convite partiu do presidente da Frepem (mandato 2019-2023) e deputado estadual, Itamar Borges (MDB-SP), que realizou a abertura da reunião. “Só conseguiremos melhorar a economia e o espaço para o empreendedorismo se todos nós, políticos e entidades de classe, nos unirmos por essa causa”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar apresentou as pautas a serem discutidas nas próximas reuniões, durante o seu mandato, tais como: melhoramento do ambiente de negócios, desburocratização do governo, simplificação da cobrança de impostos, desoneração da produção, acesso facilitado ao crédito e inovação, capacitação da mão de obra de gestores públicos e privados, eficiência na administração pública, além do planejamento e execução das políticas citadas, nas esferas municipal, estadual e federal.

Ao discursar em apoio à Frepem, o presidente Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Lima Júnior, declarou que o Sescon-SP deverá ser visto como o lar do empreendedorismo.

O evento também contou com a palestra “Pequenas Empresas: Cenários e Perspectivas”, que foi apresentada pelo assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos. “Devemos criar um ambiente de mercado em que o contador não viva em função da burocracia, mas sim do progresso e do empreendedorismo”, disse Afif Domingos.

Além do deputado Itamar Borges, compuseram a mesa diretora o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Reynaldo Lima Júnior, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Tirso de Salles Meirelles, e o diretor superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit , o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Milton Luiz de Melo Santos, o diretor do Comitê Acelera Fiesp (CAF) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sylvio Araújo Gomide, e os deputados estaduais Daniel José (Novo-SP) e Sergio Victor (Novo-SP).

Também acompanharam a reunião o vice-presidente de Finanças e Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Donizete Valentina, a vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, e representantes das entidades congraçadas da Contabilidade.

Sobre a Frepem

A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tem como objetivo reunir parlamentares, instituições, lideranças e especialistas para discutir, propor e formular projetos de lei, além de monitorar, apoiar e fiscalizar a implementação de políticas públicas que visem incentivar o empreendedorismo, as micro e pequenas empresas e os empreendedores individuais.

A Frepem conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), do Sescon-SP, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP).