CRCSP promove atividades para profissionais e estudantes

Publicado em 17/5/2019

Para promover o conhecimento e atualização no meio contábil, todas as semanas o CRCSP realiza dezenas de atividades, em diversas regiões do Estado de São Paulo. De 14 a 17 de maio de 2019, foram 17 atividades realizadas pelo Conselho, nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Birigui, Campinas, Guarulhos, Itararé, Itatiba, Jundiaí, Marília, Presidente Venceslau, Santos, São João da Boa Vista, Sorocaba e Votuporanga.

As atividades tiveram início na terça-feira, 14, com a palestra “Instrumentos Financeiros: NBC TG 48, NBC TG 39 (R5) - Apresentação, NBC TG 40 (R3) - Evidenciação”, realizada em Birigui, na sede do Sindicato dos Contabilistas. O tema foi ministrado pelo mestre em Administração Contábil e Financeira Nelson Luiz Fernandes Bravo e o delegado do CRCSP na cidade, Sérgio Luiz Sabioni, realizou a abertura da palestra.

Também na terça-feira, o CRCSP promoveu uma atividade em Guarulhos para os estudantes de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp). O conselheiro do CRCSP Adriano Gilioli e o delegado regional do Conselho em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, falaram aos estudantes sobre o tema “Carreira - Perícia Contábil”, no auditório da instituição de ensino.

Na quarta-feira, 15, o CRCSP realizou quatro atividades, nas cidades de Araçatuba, Jundiaí, Marília e Santos, e recebeu a visita dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Vergueiro. Acompanhados pelo professor Otacílio de Morais, os alunos assistiram a palestras e atividades práticas sobre a profissão contábil, coordenadas pelos conselheiros Márcio Lério da Silva e Rosângela Maria da Costa Menezes, membros, respectivamente, da Comissão Jovem e da Comissão Mulher, ambas do CRCSP.

Realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (Sinconsantos), a palestra “Ativo Imobilizado – Avaliação e Contabilização” foi apresentada pelo auditor Paulo César Raimundo Peppe e coordenada pelo delegado regional do CRCSP em Santos, Adilson Bulo Júnior.

Em Araçatuba, o CRCSP promoveu a palestra “Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas”. O delegado do CRCSP em Birigui, Sérgio Luiz Sabioni, representou o CRCSP na atividade, ministrada pelo especialista em Administração Financeira Antônio Fernando Coelho.

O tema “Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas” foi apresentado também em Marília e Jundiaí. Em Marília a palestra foi realizada na Casa do Contabilista e teve como palestrante o consultor Adilson Torres. Em Jundiaí, o tema foi apresentado pelo especialista em Gestão Empresarial Luciano Perrone, no anfiteatro da Universidade. As atividades foram coordenadas pelos delegados regionais de Marília, Ruberlei Rocha Machado, e de Jundiaí, José Carlos Rodrigues.

Os profissionais contábeis participaram de mais sete atividades do CRCSP na quinta-feira, 16, realizadas na capital paulista e nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Venceslau, São João da Boa Vista, Sorocaba e Votuporanga.

No auditório do CRCSP, ocorreu mais um Encontro com Acadêmicos, atividade realizada em parceria com a Academia Paulista de Contabilidade (APC) para disseminar o conhecimento na área contábil. O palestrante desta edição foi o auditor e membro da Academia Edson Arisa Pereira, que falou sobre os “Desafios das Novas Normas Contábeis a Partir de 2019”. O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o conselheiro do CRCSP e acadêmico Alexandre Sanches Garcia fizeram a abertura da atividade. O vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, o vice-diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, e as conselheiras Angela Zechinelli Alonso e Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, também membros da APC, participaram da atividade.

Em Campinas, São João da Boa Vista e Sorocaba, o CRCSP promoveu a palestra “Cálculos – Gestão de Custos”. Na sede do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon Campinas), o tema foi apresentado pelo mestre em Ciências Contábeis Windsor Espenser Veiga e o delegado do CRCSP em Valinhos, Ricardo Ciotto Anselmi, representou o Conselho. O delegado regional de São João da Boa Vista, Antônio Baesso Júnior, coordenou a atividade em sua cidade, ministrada pelo especialista em Contabilidade Financeira Waldir Antônio Gobbi Augusto, no auditório da Unifeob. E na Universidade de Sorocaba (Uniso), o tema foi apresentado pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica José Hernandez Perez Júnior e coordenada pelo delegado regional em Sorocaba, Fernando Nunes de Lima.

Outro tema promovido pelo CRCSP, desta vez em Votuporanga, foi “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”. O palestrante foi o especialista em Direito Tributário Alexandre Di Pietra e o delegado do Conselho em Votuporanga, Alício Simioli, representou o Conselho na palestra, realizada no Centro Universitário de Votuporanga (Unifev).

A Contabilidade para pequenas e médias empresas foi o tema abordado em Presidente Venceslau, na palestra “PMEs: Contabilidade, Pontos de Atenção, Aspectos Práticos e Demonstrações dos Fluxos de Caixa”. A atividade foi ministrada pelo especialista em Controladoria e Auditoria Vladimir Pereira Lemes, na sede da Associação Comercial e Industrial, sob a coordenação do delegado do CRCSP em Presidente Venceslau, Fernando Fernandes Ruiz.

Para falar sobre “NBC TG 47 - Receita de Contrato com Clientes e NBC TG 48 - Instrumentos Financeiros”, o CRCSP levou a Bauru o auditor e consultor Elias da Silveira Cerqueira. O delegado regional em Bauru, Paulo Roberto Martinello, coordenou a atividade, realizada na Instituição Toledo de Ensino.

E encerrando a semana, o CRCSP realizou mais duas atividades, nas cidades de Itararé e Itatiba, e recebeu em sua sede a visita de alunos de Ciências Contábeis da Uninove.

Em Itararé, a palestra foi apresentada pelo mestre em Ciências Contábeis Milton Gomes Pacheco, que falou sobre “Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas”. O delegado do CRCSP em Itararé, Rubens Zambianco, coordenou a atividade, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial.

“Cálculos – Gestão de Custos” foi o tema apresentado em Itatiba pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica José Hernandez Perez Júnior. A palestra foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial e o delegado de Itatiba, Silvio Matteuzzo, representou o Conselho na atividade.

As turmas de Ciências Contábeis da Uninove, campi Memorial e Vergueiro, estiveram na sede do CRCSP acompanhadas pelas professoras Heide Suely Rosário e Magda Souza. Os conselheiros Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva e Wanderley Aparecido Justi Júnior receberam os alunos e apresentaram o Espaço Cultural CRCSP, o Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho, a Biblioteca do CRCSP e a Sala das Entidades, onde foi realizada uma atividade prática sobre ética na profissão contábil. Os conselheiros também apresentaram a palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho”, com orientações importantes para os futuros contadores.