Presidente Marcia participa da reinauguração da sede do CRCRO e apresenta palestra sobre tecnologia na 5ª Convenção de Contabilidade de Rondônia

Publicado em 17/5/2019

Nos dias 17 e 18 de maio de 2019, o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO) realizou a 5ª edição da Convenção de Contabilidade do Estado de Rondônia, cujo tema deste ano foi “Pensando o negócio contábil fora da caixa”. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, apresentou a palestra magna do evento, realizado no Centro de Eventos do Golden Plaza Hotel, em Porto Velho-RO. Ela estava presente também na reinauguração da sede do CRCRO, ocorrida na manhã do dia 17.

Com mais de 600 participantes, a 5ª Convenção de Contabilidade do Estado de Rondônia reuniu profissionais da contabilidade, alunos, empresários contábeis, autoridades, especialistas e acadêmicos em um grande debate sobre os avanços tecnológicos e as transformações que estão surgindo no dia a dia da classe contábil.

“Muitos disseram que a tecnologia seria capaz de nos substituir. No entanto,  a realidade mostra o contrário. A contabilidade é a profissão que mais cresce no país. Temos um número cada vez maior de alunos que buscam os cursos de Ciências Contábeis. São indicadores claros que mostram que a profissão não está em declínio, mas em ascendência”,  disse o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, durante a solenidade de abertura do encontro.

O presidente do CRCRO, Joelso Tavares de Andrade, explicou que, seguindo a linha das disrupturas que a tecnologia impõe, a ideia da 5ª Convenção é utilizar o tema inovação para fomentar a discussão entre os participantes e incentivar o “pensar fora da caixa”. “Enfrentamos, todos os dias, novos desafios e grandes cenários. Estamos a bordo de uma revolução que, em pouco tempo, transformará, ainda mais, a forma como vivemos, trabalhamos e convivemos. Precisamos usar a nossa capacidade de dinamismo e resiliência  para a  adaptação. A inteligência artificial é uma realidade, mas ela nunca substituirá o profissional antenado aos novos tempos”, ressaltou Joelso.

A palestra de abertura da Convenção foi ministrada pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, que falou sobre “Revolução 4.0 – Tecnologia a Serviço da Contabilidade”. Ela iniciou a apresentação explicando que a tecnologia não consegue substituir coisas simples, como um abraço, e pediu que o público se levantasse para cumprimentar os colegas mais próximos. “Abraçar um robô nunca será tão confortante como o  que ganhamos em um abraço com calor humano”, destacou enfatizando a importância da inteligência social nos processos.

Marcia realizou uma cronologia das descobertas tecnológicas e como a sociedade foi se adaptando às novidades.  Segundo ela, há anos o mundo vive em algoritmos, mas a diferença é que as mudanças estão cada vez mais latentes e impactantes, portanto, é imprescindível que o profissional esteja preparado para as transformações no trabalho.

A contadora também enfatizou a importância da tecnologia para a otimização dos processos e disse que o fato traz a oportunidade de investir o tempo da empresa em outras habilidades, tal como a gestão estratégica. “A tecnologia é uma grande facilitadora, mas gestão exige a atuação de pessoas, de profissionais capacitados, pois inovação não é apenas de aplicação de novas fórmulas. É preciso aproveitar as oportunidades com a nossa inteligência humana”, enfatizou.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRO, Ana Paula de Lima Fank, o conselheiro do CFC José Domingos Filho e o secretário municipal da Fazenda de Porto Velho, João Altair Caetano dos Santos, também participaram da abertura da 5ª Convenção de Contabilidade do Estado de Rondônia, que trouxe temas como inovação sustentável, inteligência social, contabilidade pública, a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional, entre outros.

Fonte: com informações do CFC – Rafaella Feliciano.