Contadores prestam prova específica do EQT para atuar em entidades reguladas pela CVM

Publicado em 23/5/2019

Em 23 de maio de 2019, ocorreu o segundo dia do Exame de Qualificação Técnica (EQT), com a aplicação em todo o país da prova específica para atuar na auditoria independente de entidades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em São Paulo, 455 contadores prestaram a prova específica, aplicada na capital paulista e em Campinas. Nos dois dias de Exame, 991 profissionais paulistas participaram do EQT.

Ser aprovado no EQT é uma das exigências para obter o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e atuar na auditoria independente de entidades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A partir de 2019, o Exame de Qualificação Técnica passou a ser realizado em duas edições por ano. A 20ª edição do EQT está prevista para ocorrer de 23 a 26 de setembro de 2019, com a prova de qualificação técnica geral e a específica para atuar em entidades reguladas pela CVM, BCB, Susep e Previc. Haverá ainda este ano, em 27 de setembro, o 3º Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis (EQT-Perícia), para a inscrição no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

Os editais do 20º EQT e do 3º EQT-Perícia serão publicados a partir de julho de 2019, nas páginas do CRCSP e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).