No Espaço Cultural CRCSP, exposição "Anticonformismo nas Criações Excêntricas"

Publicado em 23/5/2019

Obras da artista plástica Elaine Garcez estão expostas no Espaço Cultural CRCSP, na sede do Conselho em São Paulo. A inauguração da mostra aconteceu no dia 23 de maio de 2019, com a presença da vice-presidente de Registro, Cibele Pereira Costa, do conselheiro e coordenador da Comissão Cultural do CRCSP, João Edison Deméo, da conselheira Selma do Carmo Ribeiro e dos presidentes do CRCSP, Sérgio Prado de Mello, gestão 2008-2009, e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, gestão 2014-2015.

Da corrente surrealista, Elaine disse que se inspira na vida, “prefiro ser a ter”, enfatiza a artista que começou a pintar em 2003, mas dedica-se à sua arte com mais ênfase a partir de 2017, “com os filhos já criados”.

Para o crítico de arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, “o surrealismo engloba a hipótese de entender o consciente passando através das dores do inconsciente. A pintura surrealista ajudou esta artista, que tem uma formação de psicóloga, a abrir novas portas.”

Massarani assinala ainda que as obras de Elaine “nascem como criações excêntricas, espelho de seu espírito livre e anticonformista, pois criar para ela é símbolo de uma existência baseada sobre a força de caráter e a capacidade de superar obstáculos. Atmosferas flutuantes, hiper-realidade, fantasmas ou delírios arquitetônicos, são criações diversas de um novo gênero que saem de sua criatividade.”

As exposições de arte na sede do CRCSP são promovidas mensalmente, em parceria com o IPH. A entrada é gratuita e, na noite de estreia, há a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são doados para entidades assistenciais.

As obras de Elaine Garcez ficam expostas até 19 de junho e podem ser vistas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Rosa e Silva, 60 - São Paulo.