Summit Contábil, palestras e solenidade agitam a semana do CRCSP

Publicado em 23/5/2019

Profissionais da contabilidade de diversas cidades tiveram uma semana de muito conhecimento e atualização de 20 a 23 de maio de 2019, com as palestras e eventos realizados pelo CRCSP. Voltadas para profissionais de diversos segmentos, as atividades foram realizadas nas cidades de Avaré, Bragança Paulista, Espírito Santo do Pinhal, Guarujá, Hortolândia, Jales, Osasco, Ourinhos, Poá, Presidente Prudente, Promissão, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São Paulo, Tatuí, Tupã e Valinhos.

Segunda-feira

A semana do CRCSP teve início com a palestra “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda – Aspectos de Tributos e Casos Práticos”, realizada em 20 de maio, na Universidade Adventista (Unasp), em Hortolândia. O delegado do CRCSP na cidade, Hermison Alves de Moraes, realizou a abertura da atividade e apresentou o palestrante, o mestre em Administração Contábil e Financeira Nelson Luiz Fernandes Bravo.

Terça-feira

Em 21 de maio, o grande destaque foi o Summit Contábil, realizado no Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, e o secretário de Finanças de Osasco, Pedro Sotero de Albuquerque, realizaram a abertura do evento, que teve um dia inteiro de palestras e atividades, sobre temas voltados à Contabilidade, gestão, tecnologia, compliance, entre outros de grande interesse da classe contábil. O Summit Contábil de Osasco contou ainda com a Solenidade CRCSP Mais Você, com homenagens aos profissionais e organizações contábeis com mais tempo de registro ativo no Conselho.

Os presidentes do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, e do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Cotia (Aescon-Cotia), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), José Corsino Raposo Castelo Branco, o delegado regional do CRCSP em Osasco, José Augusto Corchog de Vasconcelos, e o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) em Osasco, Valdeir Ferreira de Resende, entre outros representantes da classe contábil, política e empresarial, estiveram presentes no Summit Contábil.

Também na terça-feira, foram realizadas atividades nas cidades de Bragança Paulista, Guarujá, Ourinhos, Poá, Presidente Prudente, Promissão, São José do Rio Preto e Tatuí.

Em Bragança Paulista, a palestra foi sobre “Terceiro Setor - Demonstrações Contábeis Obrigatórias”, tema ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Fernando César Rinaldi, na Universidade São Francisco. A abertura foi realizada pelo delegado do CRCSP em Bragança Paulista, Reginaldo Antônio de Lima.

A Contabilidade para empresas de pequeno e médio portes foi tema de atividade em Guarujá. A palestra “Contabilidade para PMEs: Pontos de Atenção e Aspectos Práticos de Acordo com as Normas Contábeis Simplificadas – NBC TG 1.000 (R1)” foi apresentada pelo mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes, no Centro Universitário Don Domênico, sob a coordenação do delegado do CRCSP no Guarujá, Rogério Gemignani Sachs.

Os profissionais de Ourinhos tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre “eSocial, Reinf, DCTF Web e Bloco K”, palestra ministrada pelo especialista em auditoria fiscal e tributária Antônio Wanderlan Pereira Saraiva. O delegado do CRCSP em Ourinhos, Arnaldo Nunes, coordenou a atividade, realizada no escritório regional do Sebrae.

Para falar sobre “Reforma Trabalhista – Principais Aspectos e Impactos”, o CRCSP levou a Poá o especialista nas áreas trabalhista e previdenciária Mario Aparecido Hessel. A palestra foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial do município e coordenada pelo delegado do CRCSP em Poá, Marcelo Renzi Rossi.

“Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas” foi o tema apresentado em Presidente Prudente, na sede do Sindicato dos Contabilistas (SindcontPP), Sescon Regional e Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Assescopp). O delegado regional do CRCSP em Presidente Prudente, José do Carmo Ferreira, realizou a moderação da palestra, ministrada pelo auditor Antônio Fernando Coelho.

Em Promissão, o tema apresentado foi “Contabilidade Rural – NBC TG 29 (R2) – Aspectos Práticos”, com o especialista em Controladoria Adilson Aparecido Lanconi. O delegado do CRCSP em Promissão, Magnum Pierini dos Santos, realizou a abertura da atividade, realizada no Anfiteatro Municipal Dr. Mauro Ferreira Grama.

O delegado regional do CRCSP em São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello, coordenou a realização da palestra “Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas”, apresentada pelo mestre em Ciências Contábeis Sérgio Alexandre de Souza, na sede da Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto e Região (Assosind).

Os profissionais contábeis de Tatuí assistiram à palestra “Contabilidade para PMEs: Pontos de Atenção e Aspectos Práticos de Acordo com as Normas Contábeis Simplificadas – NBC TG 1.000 (R1)”, realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí. O palestrante foi mestre em Controladoria Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante e o delegado do Conselho em Tatuí, Antônio Marcos Tonini, realizou a abertura.

Quarta-feira

Em 22 de maio, o CRCSP realizou em sua sede a solenidade CRCSP Mais Você, teve a visita de participantes dos Summits Contábeis de Santos e Campinas e realizou mais três palestras, em Avaré, Santo André e na Zona Leste de São Paulo.

Os profissionais de Avaré atualizaram seus conhecimentos sobre “Contabilidade de Custos – Gestão Estratégica para os Negócios”. O tema foi apresentado no auditório da Faculdade Sudoeste Paulista pelo especialista Adílson Torres e o delegado do CRCSP em Avaré, Ricardo Aurélio Evangelista, fez a abertura da palestra.

Em Santo André, a atividade foi voltada aos estudantes de Ciências Contábeis. O conselheiro Wanderley Aparecido Justi Júnior apresentou a palestra “Orientações aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão”, no campus da Instituição de Ensino Superior de Santo André (Iesa).

O CRCSP realizou no Tatuapé, em São Paulo, a palestra “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”. O tema foi apresentado pelo doutor em Direito e especialista em Controladoria José Carlos Carota, na Faculdade Zona Leste. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, representou o CRCSP na atividade.

Na quarta-feira, o CRCSP recebeu em sua sede a profissional Priscilla Bitínia de Araújo Amorim e o estudante de Ciências Contábeis do Centro Universitário Don Domênico (Unidon) Gabriel de Araújo Martins, participantes das edições de Campinas e Santos. Eles foram os melhores colocados em uma dinâmica sobre o Código de Ética e receberam o convite da presidente Marcia Ruiz Alcazar para visitar a sede do Conselho. O conselheiro José Augusto Picão acompanhou os visitantes.

Também no dia 22, ocorreu na sede do Conselho mais uma edição da solenidade CRCSP Mais Você, com homenagens a 22 profissionais e três organizações contábeis com mais tempo de registro no Conselho e a entrega das carteiras de identidade profissional a 80 contadores que iniciam suas carreiras.

Quinta-feira

Em 23 de maio, o CRCSP realizou em sua sede mais uma Palestra com o Autor. O mestre em Contabilidade e Finanças João Yanase, autor do livro Custos e Formação de Preços – Importante Ferramenta para Tomada de Decisões, foi o palestrante convidado desta edição. A palestra ocorreu no auditório e teve moderação do conselheiro Umberto José Tedeschi.

Também na quinta-feira, o CRCSP realizou palestras nas cidades de Espírito Santo do Pinhal, Jales, São Bernardo do Campo, Tupã e Valinhos.

Em Espírito Santo do Pinhal, o tema apresentado foi “Contabilidade Rural – NBC TG 29 (R2) – Aspectos Práticos”. O especialista em Controladoria Adílson Aparecido Lanconi falou sobre o tema no auditório da Associação Comercial e Empresarial. O delegado do CRCSP no município, Luciano Munhoz Zucherato, representou o Conselho na atividade.

Na Câmara Municipal de Jales, o CRCSP realizou a palestra “Reforma Trabalhista – Principais Aspectos e Impactos”, apresentada pela especialista em Direito do Trabalho Líris Silvia Zoega Tognoli. O delegado do CRCSP em Jales, Alcero Rodrigues Nogueira Junior, realizou a abertura da atividade.

Em São Bernardo do Campo, a palestra ocorreu no auditório da Universidade Metodista e abordou o tema “Demonstrações Contábeis e Financeiras e suas Notas Explicativas”. O palestrante foi o mestre Sérgio Alexandre de Souza e o delegado regional do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, representou a entidade.

Os profissionais contábeis de Tupã assistiram à palestra “Contabilidade de Custos - Gestão Estratégica para os Negócios”, no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (Faccat). O delegado do CRCSP no município, Luis Dalmo de Carvalho Júnior, realizou a abertura da atividade e apresentou o palestrante, o doutor em Controladoria e Contabilidade Álvaro Augusto Ricardino Filho.

E finalizando a semana de atividades, os profissionais de Valinhos ampliaram seus conhecimentos sobre “Auditoria nas PMEs”. A palestra foi ministrada pelo auditor Elias da Silveira Cerqueira, no anfiteatro da Faculdade Anhanguera. O delegado do CRCSP em Valinhos, Ricardo Ciotto Anselmi, representou o Conselho.