Representantes do CRCSP, CFC e Iasb reúnem-se em São Paulo

Publicado em 3/6/2019

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, estiveram reunidos em 3 de junho de 2019 com o presidente do International Accounting Standards Board (Iasb), Hans Hoogervorst, e o representante brasileiro no board do Iasb, Amaro Gomes. O encontro, realizado na sede do CRCSP, teve como objetivo tratar de questões referentes à convergência das normas contábeis brasileiras às International Financial Reporting Standards (IFRS).

Zulmir agradeceu, no início da reunião, a presença do presidente do Iasb e destacou a importância da participação brasileira no Iasb, na pessoa de Amaro Gomes e de Tadeu Cedón Ferreira, que integrará o board a partir de 30 de junho de 2019.

“Gostaria também de cumprimentar o presidente Hans por fazer com que a entidade seja reconhecida mundialmente como a principal entidade emissora de normas contábeis. Acho que sua vinda mais uma vez ao Brasil nos ajudará a avançar um pouco mais nesse processo de convergência”, declarou o presidente do CFC.

Amaro Gomes agradeceu as palavras e fez uma avaliação sobre o trabalho que desenvolveu no Iasb nos últimos anos, entre eles a criação do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif). “Tudo que é percebido de positivo do que eu fiz se deve muito ao apoio que tive aqui, principalmente do Sistema CFC/CRCs”, declarou o membro do Iasb.

Para Idésio Coelho, a nomeação de Tadeu Cendón Ferreira para suceder Amaro Gomes no Iasb é uma excelente escolha e fará jus à atuação do antecessor. Ele também levantou os avanços e as necessidades de melhoria no processo de convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão IFRS, ocorrido nos últimos anos.

O presidente do Iasb avaliou de forma positiva a adoção das IFRS no Brasil, mas apontou pontos em que este processo de convergência pode ser melhorado, de forma a integrar melhor a Contabilidade brasileira aos padrões internacionais. “O Brasil é um dos países em que as IFRS foram adotadas com mais sucesso. A profissão contábil e o mercado de capitais estão muito fortes no Brasil”, afirmou Hans.

A presidente do CRCSP aproveitou a reunião para convidar os representantes do Iasb para a 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON): “Nós teremos em São Paulo o maior encontro de profissionais da contabilidade deste ano. Serão 3 mil contadores reunidos no Expo Center Norte, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, para discutir os avanços contábeis. Será uma grande honra termos a presença de vocês compartilhando esta visão global sobre a Contabilidade”.