Universo Contábil com Elas, Fórum e Reunião Técnica do Terceiro Setor são destaques nas atividades do CRCSP na semana

Publicado em 14/6/2019

De 11 a 13 de junho, o CRCSP realizou 14 atividades de desenvolvimento profissional, nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Guarulhos, Marília, Osvaldo Cruz e Tambaú.

Temas voltados às áreas tributária, do Terceiro Setor, Perícia e Auditoria foram alguns dos destaques da programação, que contou ainda com o Universo Contábil com Elas, atividade que destaca a participação feminina na Contabilidade, o Fórum do Terceiro Setor e a primeira Reunião Técnica para profissionais que atuam em entidades sem fins lucrativos.

Confira o resumo da semana:

Os profissionais da contabilidade de Tambaú tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos na terça-feira, 11, com a palestra “EFD Reinf - Principais Aspectos: eSocial e DCTFWeb”. O delegado do CRCSP em Tambaú, Danílson Donizetti Perão, coordenou a atividade, apresentada pelo especialista Vladimir Pereira Lemes, na sede da Associação Comercial e Empresarial da cidade.

Na quarta-feira, 12, o CRCSP realizou mais cinco atividades, em São Paulo, Araçatuba, Bauru e Marília. Na capital paulista, o destaque foi o Universo Contábil com Elas, que destaca a presença feminina na Contabilidade e que abordou o tema “A Qualidade do Laudo Pericial Contábil e sua Utilidade na Decisão dos Magistrados”. Realizada pela Comissão CRCSP Mulher, a atividade Universo Contábil com Elas ocorreu na Arena Trevisan, em São Paulo, e teve como tema “A Qualidade do Laudo Pericial Contábil”. A coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Inez Justina dos Santos, e a vice-coordenadora, Priscila Cristina Provazi, realizaram a abertura da atividade, que teve como palestrantes a perita Fabiana Cristina de Paula Scandiuzzi Borba Franco, a coordenadora do curso de MBA em Finanças e Controladoria da Trevisan Escola de Negócios, Márcia de Souza Montanholi, e a conselheira do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati.

Em Araçatuba, o CRCSP apresentou na Casa do Contabilista o tema “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”. O delegado regional do CRCSP em Araçatuba, Marco Antonio de Campos Salles, realizou a abertura da palestra, ministrada pelo doutor em Direito Civil José Carlos Carota.

Na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, a palestra foi sobre “Terceiro Setor: Aspectos Contábeis e Tributários”. O tema foi apresentado pela presidente do Instituto de Sustentabilidade Social Francisca Cândida Candeias de Moraes e o delegado do CRCSP em Bauru, Paulo Roberto Martinello, coordenou a atividade.

Para falar sobre “Cálculos - Gestão de Custos”, o CRCSP levou à Marília o especialista Waldir Antônio Gobbi Augusto. O delegado regional do CRCSP em Marília, Ruberlei Rocha Machado, fez a moderação da palestra, realizada na Casa do Contabilista.

Também na quarta-feira, o CRCSP recebeu em sua sede a visita dos estudantes de Ciências Contábeis do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES) e dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) Professora Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, e Professor Horácio Augusto da Silveira, da Vila Guilherme, em São Paulo. Os professores Percione Batista Vieira Soares, do IIES, Império Lombardi e Lauro Silva, da Etec de Vila Guilherme, e Valdemir Pezzo e Heidi Alves Dores, da Etec de Ribeirão Pires, acompanharam os estudantes, que foram recepcionados pelos conselheiros Caio Martins dos Santos e Jairo Balderrama Pinto.

Já na quinta-feira, as atividades tiveram início com a Reunião Técnica para Profissionais que atuam no Terceiro Setor, realizada na sede do Conselho pela Comissão de Responsabilidade Social e de Inclusão da Cidadania Fiscal, em parceria com a Associação Paulista de Fundações (APF). A vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, e a presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, realizaram a abertura da atividade, que teve como palestrantes o conselheiro do CRCSP Marcelo Roberto Monello e os especialistas Alexandre Magno Simoni e Eduardo Marcondes Filinto da Silva, com moderação do conselheiro Marcelo Gomes de Barros. O conselheiro Takeru Horikoshi também participou da atividade.

Os profissionais de Osvaldo Cruz atualizaram seus conhecimentos sobre o tema “Estoques: Apuração de Custos de Aquisição e de Venda - Aspectos de Tributos e Casos Práticos". A palestra foi ministrada na Câmara Municipal de Osvaldo Cruz pelo especialista em Administração Financeira Antônio Fernando Coelho, sob a coordenação do delegado do CRCSP no município, Leonardo Jardim Basso.

Em Campinas, o auditor Elias da Silveira Cerqueira apresentou a palestra “Auditoria - Planejamento e Execução de Auditoria em Pequenas e Médias Empresas”. A delegada regional do CRCSP Lílian Ricci Ghizzi fez a abertura da palestra, realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Campinas.

E também na quinta-feira, ocorreu em Guarulhos, na Universidade Anhanguera, o Fórum do Terceiro Setor, que teve em sua programação cinco painéis sobre temas voltados à gestão das entidades sem fins lucrativos. O conselheiro do CRCSP Wander Pinto e os especialistas Fernando César Rinaldi, José Alberto Tozzi, José Sérgio Fernandes de Mattos e Valéria de Souza Telles foram os palestrantes e o delegado regional do Conselho em Guarulhos, Raphael Guelfi Troiano, realizou a moderação dos painéis. Os representantes do CRCSP também homenagearam os profissionais e empresas contábeis de Guarulhos com mais tempo de registro ativo, na solenidade CRCSP Mais Você. O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, também participou do Fórum do Terceiro Setor.

E encerrando a semana, o CRCSP realizou na sexta-feira, 14, uma atividade para os alunos de Ciências Contábeis das Faculdades Unidas de Suzano (Unisuz). O conselheiro Jairo Balderrama Pinto apresentou na instituição de ensino a palestra “Orientação aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão”. O delegado do Conselho em Suzano, Régis Beraldinelle Renzi, também esteve representando a Entidade.