Terceiro Setor e assuntos contábeis e tributários são temas de atividades do CRCSP

Publicado em 18/6/2019

Profissionais da contabilidade de sete municípios participaram das atividades do CRCSP em 18 de junho. Temas contábeis, tributários e voltados à contabilidade das entidades sem fins lucrativos foram abordados nas palestras, realizadas nas cidades de Andradina, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, Santos e São José do Rio Preto.

Um dos destaques do dia foi o Fórum do Terceiro Setor, que nesta edição ocorreu na cidade de Santos, na Universidade Católica de Santos. Com palestras sobre temas relacionados à contabilidade e gestão de entidades sem fins lucrativos, o fórum teve como palestrantes os especialistas Francisca Cândida Candeias de Moraes, Líris Sílvia Zoega Tognoli, Sérgio Roberto da Silva e o diretor Secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Jair Gomes de Araújo. O delegado regional em Santos, Adilson Bulo Júnior, e o conselheiro João Edison Deméo coordenaram a atividade, promovida pela Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal. A moderação das palestras foi realizada pela vice-presidente da Fecontesp, Telma Tibério Gouveia, e pelos delegados do CRCSP em Cubatão, Rafael Max de Souza, em Guarujá, Rogério Gemignani Sachs, em Praia Grande, José Candido Lemes Filho, e São Vicente, Maria Cristina Pereira de Araujo.

Na sede da Associação Comercial e Industrial de Andradina, o CRCSP apresentou o tema “Demonstrações Contábeis: Incluindo Notas Explicativas”. O palestrante foi o mestre em Administração Contábil e Financeira Nelson Luiz Fernandes Bravo e o delegado do Conselho em Andradina, Wilson Tetsuo Hirata, realizou a abertura da palestra.

“Contabilidade e Controles Internos para a Tomada de Decisão” foi o tema apresentado em Jundiaí, no anfiteatro da Faculdade Anhanguera. O delegado regional do CRCSP em Jundiaí, José Carlos Rodrigues, coordenou a palestra, ministrada pelo mestre em Ciências Contábeis Levi Gimenes.

Para falar sobre “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”, o CRCSP levou a Jundiaí o especialista em Direito Tributário e Administração Pública Alexandre Di Pietra. A atividade foi realizada na sede do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop), sob a coordenação do delegado regional do CRCSP em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves.

Os profissionais contábeis de Presidente Prudente atualizaram seus conhecimentos sobre “Ativo Imobilizado - Avaliação e Contabilização”. A palestra foi apresentada pelo especialista em Administração Financeira Antônio Fernando Coelho na sede do Sindicato dos Contabilistas de Presidente Prudente (SindcontPP) e coordenada pelo delegado regional do CRCSP em Presidente Prudente, José do Carmo Ferreira.

Em Santo André, o CRCSP promoveu a palestra “Receitas de Contratos: Principais Aspectos para a Implementação”, tema apresentado pelo mestre em Ciências Contábeis Sérgio Alexandre de Souza. O delegado regional do Conselho em Santo André, José Carlos Testa, realizou a abertura da atividade.

Para os profissionais de São José do Rio Preto, o CRCSP realizou a palestra “Cálculos – Gestão de Custos”, na sede da Associação das Entidades Industriais, Comerciais e Contábeis de São José do Rio Preto e Região (Assosind). O tema foi ministrado pelo especialista em Contabilidade Financeira Waldir Antônio Gobbi Augusto, sob a coordenação do delegado regional do CRCSP em São José do Rio Preto, Acácio Roberto de Mello.