As obras de um artista fascinado pela natureza

Publicado em 27/6/2019

“A natureza era tudo para ele”, lembrou a viúva do artista Antônio C. Moraes, cujas obras foram inauguradas no dia 27 de junho de 2019, no Espaço Cultural CRCSP, na sede da entidade.

Maria Eunice Quadrini de Moraes, ela também uma artista miniaturista, contou que seu marido, falecido há 12 anos, era arquiteto paisagista e que sempre gostou de pintar. “Como nossa casa fica em uma chácara, a natureza sempre esteve presente na nossa vida e na sua pintura.”

Nada mais adequado então do que chamar sua exposição de “Fascínio pela Natureza”. A vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, recebeu a família de Antônio C. Moraes e lembrou que o crítico de Arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, falou sobre o artista.

“Antônio C. Moraes foi um pintor que possuía uma sorte de filtro emotivo que se identificava no mundo de suas paisagens, a serem entendidas como páginas de um diário no qual, dia após dia, viagem após viagem, emoção após emoção, são agradavelmente anotadas”, disse Massarani. E complementou: “Com coerência e sem distorções, define em válidos termos pictóricos a difícil imagem da própria verdade moral e poética.”

A exposição de Antônio C. Moraes pode ser vista até o dia 19 de julho de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do CRCSP – Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.

As exposições de arte na sede do CRCSP são promovidas mensalmente, em parceria com o IPH. A entrada é gratuita e, na noite de estreia, há a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são doados para entidades assistenciais.