Contabilidade brasileira em luto: CRCSP lamenta falecimento de ex-presidente do CRCRS

Publicado em 2/7/2019

Faleceu, em 2 de julho de 2019, aos 67 anos, o contador Antônio Carlos de Castro Palácios, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), nas gestões 2014-2015 e 2016-2017.

Uma das referências da classe contábil do Rio Grande do Sul, o contador Palácios foi eleito conselheiro do CRCRS, pela primeira vez, em 1997 como suplente; posteriormente exerceu as funções de coordenador da 2ª Câmara de Ética e Disciplina (2006-2007); membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional (2006-2007), vice-presidente Técnico (2008-2011) e vice-presidente de Gestão (2012-2013). Coordenou e participou de diversos Grupos de Trabalho e Comissões de Estudos no CRCRS e no Conselho Federal de Contabilidade, onde era membro, em 2019, da Comissão de Administração do Exame de Qualificação Técnica (CAE) Auditoria. Coroou sua passagem no Sistema CFC/CRCs, sendo eleito presidente do CRCRS nas gestões 2014-15 e 2016-2017.

Empresário atuante na área de auditoria independente, foi sócio proprietário da Palácios & Cia. Auditores Independentes e Baker Tilly Brasil RS – Auditores Independentes. Presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS; coordenador do Fórum Permanente das Entidades da Classe Contábil do RS; presidente da 6ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) por 12 anos; presidente do Observatório Social de Porto Alegre; professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior do RS e de SC. Era ocupante da cadeira n.º 32 da Academia de Ciências Contábeis do RS.

A classe contábil gaúcha e brasileira se despede de um grande profissional. Ficam a saudade, as lembranças e as inúmeras contribuições prestadas à classe contábil, registradas na história da Contabilidade brasileira.

O corpo do presidente Antônio Carlos de Castro Palácios foi sepultado no mesmo dia de seu falecimento no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.