Impressões de modelos físicos da carteira de identidade profissional estão suspensas temporariamente

Publicado em 18/7/2019

O contrato do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A, responsável pela confecção da Carteira de Identidade do Profissional da Contabilidade será encerrado no dia 25 de julho. Assim, bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados pelo Exame de Suficiência e irão obter seus registros em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ou profissionais já registrados, neste momento só terão a carteira de identidade profissional no modelo digital para se identificar.

O vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio Cunha de Almeida, ressalta o comprometimento do Conselho com o processo de licitação e com o que há de mais moderno no mercado de trabalho para o benefício do profissional da contabilidade. "Estamos trabalhando para que os profissionais possam o quanto antes tirar o modelo físico da carteira de identidade profissional. Porém, enquanto a nossa nova licitação não é confirmada, os profissionais podem baixar o nosso aplicativo CRCDigital para retirar sua carteira profissional’’, disse Marco Aurélio.

O CFC ressalta que um novo processo licitatório para contratação e fornecimento dos serviços já teve início e está tramitando pela autarquia.

CRCDigital

Em pouco mais de dois meses, o aplicativo ‘’CRCDigital’’, que está disponível na App Store e Play Store, já teve cerca de 20 mil downloads. Gratuita e sustentável, a ferramenta tem sido elogiada pela comunidade contábil por conta de sua inovação.

Documentos como o Título de Eleitor e a Carteira de Motorista estão migrando para o mundo digital graças aos avanços tecnológicos, que trazem novidades a cada dia. E pegando carona com o que há de mais moderno no mundo, o Sistema CFC/CRCs foi pioneiro ao lançar a carteira digital.

Transparência

Considerada como a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração, a Governança – que faz parte do Plano de Integridade – está em pleno funcionamento no Conselho Federal de Contabilidade. Assim, faz parte da Política de Transparência dos atos de gestão praticados pelo CFC, os processos licitatórios, as ferramentas como o Portal da Transparência e Acesso à Informação que permitem o acesso à informação de forma objetiva, transparente e de fácil compreensão.

Fonte: CFC – Luiz Henrique Monteiro.