Reuniões técnicas de Contabilidade Pública e Perícia, palestras e seminários marcam a semana do CRCSP

Publicado em 19/7/2019

Na segunda-feira, 15, ocorreu na sede do CRCSP uma reunião técnica para tratar sobre as normas de Contabilidade aplicada ao Setor Público em audiência pública.

Os conselheiros do CRCSP Manoel do Nascimento Veríssimo e Valmir Leôncio da Silva coordenaram o debate, cujo objetivo foi coletar sugestões de melhoria para as normas NBC TSP 22 – Divulgação sobre Partes Relacionadas; NBC TSP 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro; NBC TSP 24 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis; NBC TSP 25 – Evento Subsequente; e Ativo Biológico e Produto Agrícola.

O vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, e o conselheiro do CRCSP Breno Acimar Pacheco Corrêa também participaram da reunião.

Na terça-feira, 16, ocorreram as edições de Paulínia e Pereira Barreto do Universo Contábil com Elas, atividade realizada pela Comissão CRCSP Mulher que destaca a presença feminina no mercado de trabalho, com temas de interesse para ambos os gêneros.

Em Pereira Barreto, a atividade foi realizada no auditório das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU) e foi coordenada pela conselheira Flávia Augusto. A palestrante foi a consultora jurídica Liris Silvia Zoega Tognoli, que falou sobre “eSocial Empresas”. O delegado regional do CRCSP em Araçatuba, Marco Antonio de Campos Salles, e a delegada em Pereira Barreto, Fabiana Cristina de Souza Gomes, também estiveram representando o CRCSP.

Em Paulínia, os profissionais assistiram às palestras “Demonstrações Contábeis: Pontos de Atenção na Contabilidade e Gestão Tributária” e “Liderança voltada para Resultados”, na Câmara Municipal de Paulínia. As palestrantes foram as especialistas Geronima Soares Neta, Glaucia Nazareth Ferreira e Lilian Carla da Silva. A conselheira Heloisa de Castro Alves Fellipe da Silva representou a Comissão CRCSP Mulher na atividade, que teve também uma edição da solenidade CRCSP Mais Você, com homenagens às profissionais Maria Augusta da Silva Freire e Roselena Bazan Palioto, profissionais mulheres com mais tempo de registro ativo CRCSP na região. A delegada regional de Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, as delegadas de Paulínia, Maria Magali Teleschi, e Pedreira, Keli Cristina Berloffa, e a diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Metropolitana de Campinas (Sescon Campinas) Tatiana Fabretti Greguel também representaram o CRCSP na atividade.

Na quarta-feira, 17, o CRCSP realizou no anfiteatro da Faculdade Anhanguera, em Jundiaí, o seminário “NBC TG 47 – Receita de Contrato com Cliente e NBC TG 48 – Instrumentos Financeiros”. O delegado regional do CRCSP em Jundiaí, José Carlos Rodrigues, realizou a abertura e apresentou o palestrante, o auditor Elias da Silveira Cerqueira.

Os profissionais de Piracicaba e Suzano participaram de atividades do CRCSP na quinta-feira, 18. Os profissionais de Suzano assistiram à palestra “Direito Tributário Aplicado à Contabilidade”, na sede da Associação Comercial e Empresarial do município. O tema foi apresentado pelo doutor em Direito Civil José Carlos Carota e o delegado do CRCSP em Suzano, Régis Beraldinelle Renzi, realizou a abertura da atividade.

Em Piracicaba, ocorreu na sede do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop) o seminário de Contabilidade aplicada ao Setor Público, sobre os temas “Novas Normas”, “Implantação do Sistema de Custos e Controle Interno” e “Transparência das Informações Contábeis”. Os palestrantes foram o conselheiro do CRCSP e auditor do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) Valmir Leôncio da Silva, o especialista em Administração Pública Alexandre Di Pietra e o secretário de Finanças de Mogi Mirim, Roberto de Oliveira Junior. O delegado José Aref Sabbagh Esteves coordenou a realização da atividade, que contou também com a participação do conselheiro Manoel do Nascimento Veríssimo.

Encerrando a semana, na sexta-feira, 19, ocorreu mais uma Reunião Técnica para Peritos Contábeis, atividade realizada em parceria com a Apejesp que, nesta edição, abordou o tema “Perícia Tributária”. Os palestrantes foram o juiz de Direito Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, a perita contábil Fabiana Cristina de Paula Scandiuzzi Borba Franco e o advogado especialista nas áreas Tributária e Aduaneira Luis Claudio Yukio Vatari.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, a conselheira Suely Gualano Bossa Serrati e o presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Paschoal Rizzi Naddeo, realizaram a abertura da Reunião e destacaram a importância de os profissionais que atuam na área de Perícia manter-se constantemente atualizados.