Transmissão simultânea, Conferência Internacional da USP e Seminário de Gestão Pública marcam a semana do CRCSP

Publicado em 26/7/2019

De 22 a 26 de julho de 2019, o CRCSP realizou diversas atividades para o aprimoramento dos profissionais da contabilidade. Foram palestras, seminários e atividades sobre grandes temas da atualidade, voltadas a diversos segmentos da contabilidade. Confira o resumo da semana:

A semana começou com atividades em Mococa e Sertãozinho, realizadas no dia 22. O tema “Contabilidade Rural: Abordagem sobre Enquadramentos Societários e Regimes Tributários Aplicados ao Agronegócio” foi apresentado pelo especialista em Controladoria Adilson Aparecido Lanconi, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mococa. O delegado do CRCSP no município, Francisco Aurélio Carrare, coordenou a atividade.

Em Sertãozinho, a palestra foi apresentada na Faculdade Anhanguera e abordou o tema “eSocial, Reinf, DCTF Web e Bloco K”. O delegado de Sertãozinho, Rodrigo José Alves, fez a abertura da atividade e apresentou o palestrante, o consultor Antônio Wanderlan Pereira Saraiva.

Profissionais de 51 cidades participaram em 23 de julho de mais uma Conexão CRCSP, atividade realizada na sede do Conselho com transmissão simultânea para diferentes regiões do estado. O tema desta edição foi “Tratamento Contábil e Fiscal em Plataformas Digitais”, com o especialista Marcos Roberto Rodrigues. A coordenação da atividade foi realizada na sede pelo conselheiro Sérgio Januário de Freitas e, nas cidades com transmissão simultânea, pelos delegados do CRCSP. 

A Conexão CRCSP foi transmitida para as cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Campinas, Catanduva, Cubatão, Dracena, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Ipaussu, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itararé, Itatiba, Jacareí, Jaú, José Bonifácio, Jundiaí, Limeira, Lins, Lorena, Marília, Mococa, Mogi Guaçu, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Paulínia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Pirassununga, Poá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São José dos Campos, São Manuel, São Roque, Sorocaba, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Também em 23 de julho, ocorreu em São Vicente mais uma edição do Universo Contábil com Elas, com o tema "Perícia: Qualidade e Utilidade do Laudo Pericial Contábil". A atividade é organizada pela Comissão CRCSP Mulher e contou com homenagens a Eulina Maria Picanco de Oliveira e à presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (Sinconsantos), Anna Maria Adário Pizzo, profissionais com mais tempo de registro ativo no CRCSP. 

A vice-presidente da Federação dos Contabilistas de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, as conselheiras do CRCSP e integrantes da Comissão CRCSP Mulher Heloísa de Castro Alves Filippe da Silva e Selma do Carmo Ribeiro, a conselheira Suely Gualano Bossa Serrati e a coordenadora do curso pós-graduação em Perícia Contábil da Trevisan Escola de Negócios, Marcia de Souza Montanholi, foram as palestrantes da atividade. A delegada do CRCSP em São Vicente, Maria Cristina Pereira de Araújo, também representou o CRCSP no Universo Contábil com Elas.

Em 24 de julho, outras três importantes atividades tiveram a participação do CRCSP na sua realização. Uma delas foi a XIX Conferência Internacional de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), que este ano ocorreu de 24 a 26 de julho, conjuntamente com o XVI Congresso USP de Iniciação Científica. O evento foi realizado pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) e contou com o apoio do CRCSP e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, foi uma das painelistas e apresentou, no primeiro dia, o tema "Inovação e Tecnologia". Nos três dias de evento, ocorreram apresentações com os conselheiros do CRCSP Bruno Alexandre Cruz, Caio Martins dos Santos, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, Flávia Augusto, Alexandre Sanches Garcia e Marcelo Gomes de Barros e com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda.

Nos dias 24 e 25 de julho, ocorreu no Teatro Estácio, em Ribeirão Preto, o 8º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), sobre os principais temas relacionados à Contabilidade Aplicada ao Setor Público e à gestão das entidades deste segmento. Os conselheiros José Augusto Picão e Valmir Leôncio da Silva e o delegado regional em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, participaram do evento, realizado em conjunto com a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP).

Também no dia 24, o CRCSP realizou em Leme, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, a palestra “PMEs: Apresentação das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas”. O tema foi ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Vladimir Pereira Lemes, sob a coordenação do delegado do CRCSP em Leme, André Eduardo Altoé.

E encerrando a semana, ocorreu em São Pedro mais uma edição do Universo Contábil com Elas. A atividade, realizada pela Comissão CRCSP Mulher, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial e abordou os temas “Escrituração Contábil Fiscal e seus Cruzamentos de Dados Contábeis e Fiscais” e “Planejamento Estratégico para Otimização de Resultados”.

A organização do Universo Contábil em São Pedro foi realizada pela coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Inez Justina dos Santos, pela vice-coordenadora, Priscila Cristina Provazi, pelo delegado regional do CRCSP em Piracicaba, José Aref Sabbagh Esteves, e pela delegada de São Pedro, Maria Beatriz Negri. As especialistas Eliane Aparecida Maia, Lílian Carla da Silva e Patrícia Barbosa da Silva completaram o time de palestrantes da atividade.