Audiência pública, encontro de assessores jurídicos, palestra em universidade: eventos da semana do CRCSP

Publicado em 9/8/2019

Na terça e na quarta-feira, dias 6 e 7 de agosto de 2019, o CRCSP foi sede do VIII Encontro de Assessores Jurídicos do Sistema CFC/CRCs. Assessores jurídicos dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todo o país participaram do evento, aberto no dia 6 de agosto de 2019 pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar que, junto com o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Aparecido Maion, deu as boas-vindas aos participantes.

O VIII Encontro de Assessores Jurídicos do Sistema CFC/CRCs foi organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, cujo procurador-chefe é o advogado Rodrigo Magalhães de Oliveira, e teve como tema palestras sobre “Atuação da Assessoria Jurídica nas Contratações Públicas: Competências, Exercícios e Responsabilidades”. O palestrante é o doutor em Direito do Estado, instrutor e professor especialista em Direito Público e Processual Público, Anderson Pedra.

O evento serviu para que os assessores jurídicos debatessem dúvidas, troquem experiências e apresentem sugestões sobre normas e atos editados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), terá seu encerramento no dia 7 de agosto.

Também no dia 6 de agosto, a Reunião Técnica de Perícia foi discutida as normas de perícia colocadas em audiência pública pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC): NBC TP 01 – Perícia Contábil e NBC PP 01 – Perito Contábil. A reunião técnica realizada na sede do CRCSP e os peritos puderam dar suas sugestões para as duas normas.

A reunião foi aberta pela conselheira do CRCSP, Suely Gualano Bossa Serrati, e conduzida pelos conselheiros Breno Acimar Pacheco Correa e Marcelo Berlofa. O doutor em Controladoria e Contabilidade Martinho Maurício Gomes de Ornelas e o contador e pós-graduado em Avaliações Periciais Contábeis Paulo Cordeiro de Mello foram os moderadores da audiência pública. As sugestões recebidas durante a reunião técnica foram encaminhadas para o CFC.

Na quinta-feira, 8, o CRCSP realizou a palestra “Créditos Tributários - ICMS, IPI, Cofins e PIS”, na Universidade São Judas Tadeu, campus Jabaquara, na Zona Sul da capital paulista. O mestre em Controladoria, Arnóbio Neto Araújo Durães, foi o palestrante para atentos estudantes e profissionais da contabilidade.